Outros Quinhentos sugere: Sueño Florianópolis

Filme mostra como viagem de carro altera as relações de afeto de família em busca de reconexão entre si. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a cinco pares de ingressos

Por Vitrine Filmes

Escrito e dirigido por Ana Katz, “SUEÑO FLORIANÓPOLIS” traz a história de uma família que viaja da Argentina para o Brasil em busca de reconexão entre si. Com estreia marcada no dia 15 de novembro, o longa conta com os atores brasileiros Andréa Beltrão, Caio Horowicz, Marco Ricca, e os argentinos Mercedes Morán, Gustavo Garzón, Manuela Martinez e Joaquin Garzon no elenco. Na trama, Gustavo Garzón vive Pedro e Mercedes Morán dá vida a Lucrécia, um casal separado depois 22 anos de casamento que decide viajar de férias com os dois filhos adolescentes rumo ao litoral Sul do Brasil. Motivados pelo câmbio favorável, caem na estrada em um Renault 12, sem ar-condicionado, e viajam 1.750 km até Florianópolis (Santa Catarina). Juntos, porém separados, conhecem Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andrea Beltrão). Pouco a pouco vão reconfigurando suas relações familiares, de afeto e de desejo. Para a diretora, o filme propõe uma intimidade com os personagens, o que faz o público ter empatia com a história. “Seria ótimo se, em algum momento, o espectador se deixasse confundir com quem está na tela e, dentro disso, cada um pudesse olhar dentro de si mesmo”, diz. Segundo Ana, filmar no Brasil só reforçou a história carinho e semelhanças entre os brasileiros e os hermanos.

-Eu tenho um relacionamento pessoal, carinhoso e super comprometido com o Brasil desde que eu era uma menina. Por conta de férias, trabalhos e retrospectivas dos meus filmes, tive a sorte de conhecer diferentes cidades em diferentes partes do país. Mencionei o Brasil em vários dos meus filmes. Sinto-me identificada e confortável com alguns costumes e estou sempre ansiosa para voltar. A verdade é que eu tive uma experiência muito bonita nesta filmagem – revela. A protagonista Mercedes Morán concorda com a diretora sobre as filmagens em Florianópolis e pretende voltar ao país. “Foi uma experiência maravilhosa, dividir a equipe, elenco, desfrutar das belas paisagens e participar de uma coprodução que fala das duas culturas enriquece o vínculo”.

Coprodução entre Brasil, Argentina e França, distribuição do projeto Sessão Vitrine Petrobras e produção da Campo Cine (ARG), Prodigo Films e Groch Filmes (BRA), o longa conquistou três prêmios no Karlovy Vary International Film Festival: Melhor Atriz (Mercedes Morán), Prêmio Especial do Júri e Prêmio da Crítica Internacional. O filme ainda passou por outros festivais importantes, como o Festival de Toronto, Festival de San Sebastian, London Film Festival e o Festival de Mar del Plata. “SUEÑO FLORIANÓPOLIS” será exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP, que acontece até o dia 31, e no Festival do Rio, de 1o a 11 de novembro.

Sinopse

Buenos Aires, Argentina, verão de 1990, Pedro (Gustavo Garzón) e Lucrécia (Mercedes Morán), separados após vinte e dois anos de casamento, decidem viajar de férias com seus dois filhos adolescentes rumo ao litoral Sul do Brasil. Motivados pelo câmbio favorável, caem na estrada em um Renault 12, sem ar-condicionado, e viajam 1.750 km até Florianópolis (Santa Catarina). Juntos, porém separados, conhecem Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andrea Beltrão). Pouco a pouco vão descobrindo qual é o sonho de cada um.

Ficha Técnica

Direção: Ana KatzRoteiro: Ana Katz e Daniel KatzProduzido por: Beto Gauss, Camila Groch, Francesco Civita, Nicólas AvrujProdução Executiva: Camila Groch, Beto Gauss, Nicolás AvrujUma Produção: CAMPO CINE (ARG) e PRODIGO FILMS (BRA), em coprodução com GROCH

FILMES (BRA)

Fotografia: Gustavo BiazziDireção de Arte: Gonzalo DelgadoElenco Brasil: Andrea Beltrão (Larissa), Marco Ricca (Marco), Caio Horowicz (César)Elenco Argentina: Mercedes Morán (Lucrécia), Gustavo Garzón (Pedro), Manuela Martinez

(Flor), Joaquim Garzón (Julián)

Distribuição: VITRINE FILMES (BRA)

Sales Agent Internacional: Film Factory

SOBRE A DIRETORA

ANA KATZ é uma diretora argentina formada pela Universidad del Cine de Buenos Aires. Acumulatambém experiências como roteirista, dramaturga e atriz. Tem filmes premiados em importantes festivais pelo mundo, como São Paulo Short Film Festival, Suncande, Rotterdam Film Festival,Habana Film Festival, Festival de Mar del Plata, Festival de San Sebastián e Festival de Cannes. Em2012 foi convidada para mostras retrospectivas de seus filmes em Nova York (USA) e em BeloHorizonte (Brasil). Em 2013 seu projeto “Sueño Florianópolis” foi vencedor do Edital de Coprodução

Brasil-Argentina, promovido pela ANCINE e INCAA. No ano de 2014 rodou seu quarto longa-metragem, “Mi amiga del Parque”, ganhador do Melhor Roteiro no Festival de Sundance, em 2017.“Sueño Florianópolis” é o quinto longa da diretora.

Filmografia

Direção / Roteiro (Longas)

“Sueño Florianópolis” (em produção)

“Mi amiga del parque” (em lançamento)

[Prêmio de melhor roteiro em Sundance 2016]“Los Marziano” (2011)[Competição Oficial do Festival de San Sebastián – Espanha]“Una novia errante ” (2007)[Seleção Un certain regard, Festival de Cannes]“El juego de la silla” (2002)[Premiado em festivais da Espanha, Alemanha, França e Itália]Direção / Roteiro (Curtas)“El Fotógrafo” (2005)“Mujeres en Rojo: Despedida” – telefilme (2005)“Ojalá corriera viento” (2001)“Pantera” (1998)“Merengue” (1995)

Contribuintes de Outros Quinhentos  concorrem a kits do filme e 5 pares de ingressos válidos de segunda a quarta em qualquer cinema que tiver o filme em cartaz.

Preencha o formulário abaixo até quarta-feira 07/11 as 11h00  e concorra à um dos pares de ingressos. Lembrando: os ingressos, cortesia da Vitrine Filmes, valem de segunda à quarta durante o período de exibição do filme.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: