Outros Quinhentos oferece A Revolução Russa, de Rosa Luxemburgo
Publicado 27/03/2018 às 15:27 - Atualizado 15/02/2019 às 16:50
Para quem sustenta nosso projeto editorial, 22 exemplares de obra breve, mas essencial para compreender a posição da autora sobre os bolcheviques
“Outros Quinhentos” sorteia durante março o livro de bolso “A Revolução Russa” de Rosa Luxemburgo, traduzido por Isabel Loureiro, filósofa e estudiosa do pensamento da revolucionária.
Editado e distribuído em nova versão, pela Fundação Rosa Luxemburgo, o manuscrito foi publicado foi em 1922, por Paul Levi, dirigente do Partido Comunista Alemão (KPD) depois do assassinato de Rosa Luxemburgo. Segundo Isabel, Levi “havia sido expulso do KPD por ter criticado publicamente a ‘ação de março’ de 1921, tentativa insurrecional fracassada levada a cabo pela nova liderança do KPD, pressionada pela Internacional Comunista (IC) sob influência dos bolcheviques.”
Ainda, segundo Isabel: “No texto em pauta, Rosa constata que as nações que faziam parte do império russo, em vez de se aliarem à revolução, como pretendiam os bolcheviques no seu ‘otimismo incompreensível’, passaram para o lado da contrarrevolução. A posição de Rosa sobre a questão nacional sempre foi condenada como economicista e abstrata, inclusive pelos comentadores simpáticos às suas ideias. Mas trata-se de tema extremamente complexo merecendo aprofundamento, o que não podemos fazer aqui. Entretanto, se a brochura de Rosa Luxemburgo, passados cem anos, ainda nos interpela, isso se deve à última parte, comentada antes. E, por último, cabe frisar que independentemente das objeções pontuais que Rosa faz aos bolcheviques, a posição geral da brochura pode ser condensada na expressão ‘apoio crítico’. Apoio porque ela entende que ‘(…) em condições tão fatais, nem o mais gigantesco idealismo, nem a mais inabalável energia revolucionária seriam capazes de realizar a democracia e o socialismo, mas apenas rudimentos e caricaturais de ambos’.”
O lançamento do manuscrito nas comemorações dos 100 anos da revolução russa trouxe ao público brasileiro a visão crítica – mas solidária – de Rosa Luxemburgo sobre um dos principais acontecimentos do século XX.
Você pode concorrer a um dos 22 exemplares em sorteio, se for um colaborador de Outros Quinhentos — nosso projeto de financiamento coletivo por um jornalismo independente, crítico e profundo. Se você ainda não colabora, veja como funciona, aqui. Vale ressaltar que novos assinantes de Outros Quinhentos durante o mês de março podem escolher como uma das contrapartidas a biografia de Rosa Luxemburgo em quadrinhos.
Para concorrer, preencha o formulário abaixo até terça-feira, 03/04 às 15h:
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos