Ideias feministas contra o neoliberalismo
“O velho está morrendo e o novo não pode nascer” é o novo livro de Nancy Fraser, para pensar em como aproveitar o desmoronamento do neoliberalismo. A Editora Autonomia Literária regala 3 exemplares em sorteio para Outros Quinhentos
Publicado 23/03/2020 às 20:45 - Atualizado 23/03/2020 às 20:49
Por Simone Paz
“Nancy Fraser é uma das filósofas sociais mais criativas, teóricas e críticas de sua geração.”
– Cornel West
O neoliberalismo está se fragmentando, mas o que surgirá entre seus cacos? A principal teórica política feminista do século XXI, Nancy Fraser, muito divulgada e lida por aqui, disseca a atual crise do neoliberalismo e argumenta como poderíamos arrancar novos futuros de suas ruínas.
Nancy se destaca por falar muito em propostas e ideias para o 99%, por pensar em como criar formas de colaboração para todes, em reinventar uma esquerda mais feminista e um feminismo mais anticapitalista.
A Editora Autonomia Literária, parceira de Outras Palavras há muitos anos, acaba de lançar seu novo trabalho, o livro “O velho está morrendo e o novo não pode nascer”.
“O colapso político, ecológico, econômico e social global – simbolizado pela eleição de Trump, Bolsonaro e outros governantes de extrema-direita que dizem ser antiestablishment, embora façam parte dele – destruiu a fé de que o capitalismo neoliberal pode beneficiar a maioria do povo dentro da democracia. Fraser explora como essa fé foi construída no final do século XX, equilibrando dois princípios centrais: reconhecimento (quem merece direitos) e distribuição (quem merece renda). Quando eles começam a se desgastar com as sucessivas crises nas primeiras décadas do século, novas formas de populismo surgem à esquerda, para os 99%, e à direita, para o 1%.”
Mais informações sobre o livro, aqui.
Para concorrer, basta ser nosso colaborador do Outros Quinhentos e participar do sorteio por meio deste formulário até sexta-feira 27 de março.
Porém, como estamos atravessando a quarentena do corona, só poderemos enviar seus regalos após ela passar…
A Editora Autonomia Literária continua realizando envios para as compras feitas pelo site, então aproveite de espiar os combos com desconto e apoie as editoras independentes, para que menos gente quebre nessa crise:
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos