Em tempos de crise, comunicação
Em sorteio para Outros Quinhentos, um kit da Expressão Popular para combater com argumentos os delírios e ameaças do inimigo fascista. Um dos livros, de Helena Martins, tem lançamento em Fortaleza (CE) nesta quarta-feira (12)
Publicado 11/02/2020 às 21:02 - Atualizado 11/02/2020 às 21:06
Por Simone Paz
A Editora Expressão Popular está a todo vapor com muitos lançamentos para acender a chama da luta na batalha das ideias.
No mês de janeiro, seu Clube do Livro levou aos assinantes um kit composto por dois títulos que se complementam.
O primeiro é a Dialética do Marxismo Cultural, de Iná Camargo Costa, que já foi professora da USP, autora de vários ensaios e livros sobre o teatro brasileiro e reconhecida pesquisadora sobre a obra de Bertolt Brecht. Ela é, também, uma importante colaboradora de Outras Palavras.
Em formato de panfleto ou cordel, o livro é breve e potente, e desmistifica o chamado “marxismo cultural”, que nosso desgoverno tanto gosta de tratar como ameaça — e ela explica que tal conceito já era utilizado como arma de medo nos discursos nazistas, há mais de 80 anos.
O outro livro é Comunicações em Tempos de Crise, de Helena Martins, professora da Universidade Federal do Ceará e doutora em Comunicação Social. O trabalho tem lançamento marcado para esta quarta-feira, 12 de fevereiro, às 19h, na Livraria Lamarca, em Fortaleza (Ceará).
A seguir, um trecho:
“O intenso desenvolvimento tecnológico e a ampliação do acesso à informação poderiam ter gerado riqueza, saber e poder para as maiorias sociais. Por décadas, alimentou-se a expectativa de que novas tecnologias, como a internet, gerariam uma sociedade mais justa, horizontal e participativa. Ainda que esse viés democratizante não deva ser retirado do horizonte, é preciso ter em vista que não há desenvolvimento tecnológico totalmente dissociado do contexto histórico e das relações de poder já existentes. No momento atual, em que o capitalismo avança sobre toda a vida, as tecnologias têm sido utilizadas para facilitar essa ampliação. Alguns exemplos podem ser úteis para mostrar isso. Hoje, os momentos de sociabilidade se confundem com atos de consumo nas redes sociais. Nossa atenção é disputada por variadas empresas, ao passo que nossos comportamentos, inclusive os políticos, são modulados por algoritmos. Eles não definem o que queremos ou como agimos, mas acabam impactando nossas escolhas ao direcionar determinados conteúdos, baseados na leitura e no uso que fazem dos nossos dados pessoais.”
Para concorrer ao combo de comunicação contra o fascismo, basta ser nosso apoiador por meio do Outros Quinhentos (um financiamento coletivo a favor do jornalismo independente e de profundidade) e PREENCHER ESTE FORMULÁRIO até sexta-feira 14/02.
Se você não ganhar o kit, você pode baixar o livro de Helena Martins em PDF, aqui.
Para os leitores de Fortaleza: não deixem de ir ao lançamento. Segue o flyer com as informações:
E lembramos que o Clube do Livro da Expressão Popular funciona como um meio de financiamento dos lançamentos da editora, sendo assinante, você passa a ter 20% de desconto em todos os títulos deles, com frete grátis e, ainda por cima, todo mês ganha um lançamento especial, saiba mais aqui.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos