Documentário: Assange e a batalha por verdade e justiça

Filme acompanha de perto os bastidores da luta por liberdade do jornalista e de sua família diante da perseguição implacável de Washington. Em parceria com o Belas Artes Grupo, sortearemos um par de ingressos para a pré-estreia, dia 28/8

Na próxima segunda-feira, dia 28/8, às 19h30, ocorrerá a pré-estreia do documentário Ithaka – A Luta de Assange, de Ben Lawrence, no Cine Petra Belas Artes. A sessão contará com a participação do pai de Julian Assange, John Shipton, entre outros debatedores, para uma conversa com o público.

O documentário acompanha de perto os bastidores da luta pela libertação de Julian Assange, que está preso na Inglaterra desde 2019, após sete anos asilado na Embaixada do Equador. Na obra, é transmitida a sensação de angústia e de falta, mas também de força, resistência e persistência que mantém vivo o ativismo da família, amigos e apoiadores do jornalista ao redor do globo.

Outras Palavras e Grupo Belas Artes sortearão 1 par de ingressos para a pré-estreia do documentário Ithaka – A Luta de Assange, de Ben Lawrence, no Cine Petra Belas Artes, na próxima segunda-feira, dia 28/8, às 19h30. O sorteio estará aberto para inscrições até a próxima segunda-feira, dia 28/8, às 10h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Essa luta é liderada principalmente pelos aguerridos John Shipton e Stella Moris-Smith, a última é esposa e também advogada de Assange. No momento, essa batalha se encontra em uma nova fase, combater a possibilidade de extradição para os Estados Unidos, o que, de acordo com a narrativa exposta no documentário, seria uma “sentença de morte”, visto o agravamento do quadro de aflição físico e mental do ativista nos últimos anos. Foi esse quadro de agravamento que o impediu de ser extraditado em 2021, no entanto, a luta continua.

O psiquiatra que o acompanha na prisão do Reino Unido declarou ao tribunal que se ele for extraditado e enviado para uma prisão de segurança máxima nos Estados Unidos, há um alto risco de suicídio. Foi essa declaração que o salvou naquele momento.

Julian Assange fundou o WikiLeaks em 2006. O site é uma organização transnacional sem fins lucrativos que permite postagens de fontes anônimas que expõem documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Em 2010, mais de 90 mil documentos secretos relacionados às guerras no Iraque e no Afeganistão, expondo algumas entranhas do envolvimento dos Estados Unidos nesse conflito. Entre os vazamentos estavam dados sobre o ataque aéreo a Bagdá em 12 de julho de 2007. Por conta disso, Assange é perseguido pela Justiça norte-americana, que o acusa de 18 crimes, entre eles espionagem. Caso seja considerado culpado, o ativista pode ser condenado até 175 anos de prisão.

É uma triste ironia que um governo mundialmente conhecido por sua espionagem ilegal oprima e persiga de maneira tão cruel. No documentário, fica nítido o que os governos podem fazer para censurar as publicações da imprensa e oprimir as vozes que têm um compromisso com a verdade. A prisão de Assange fere a liberdade de imprensa e o direito à verdade e transparência de todos os cidadãos do mundo, mas para os Estados Unidos é como um aviso, uma intimidação para que outros não sigam o seu exemplo. No entanto, o que vemos por aí é um movimento ascendente por justiça e liberdade, e essas sementes não vão parar de crescer.


Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.


Em parceria com o Grupo Belas ArtesOutras Palavras irá sortear 1 par de ingressos para a pré-estreia do documentário Ithaka – A Luta de Assange, de Ben Lawrence, no Cine Petra Belas Artes, na próxima segunda-feira, dia 28/8, às 19h30. O sorteio estará aberto para inscrições até a próxima segunda-feira, dia 28/8, às 10h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

O sorteio é exclusivo para quem colabora com o nosso jornalismo através da rede Outros Quinhentos e pode ir ao Cine Petra Belas Artes – R. da Consolação, 2423, São Paulo/SP, na data e horário mencionados.

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 1 mês grátis para assistir aos filmes disponíveis na plataforma de streaming do Grupo Belas Artes: o Belas Artes À La Carte. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "Documentário: Assange e a batalha por verdade e justiça"

  1. José Mario Ferraz disse:

    Sendo absolutamente impossível haver entre os ainda brutos seres humanos alguém capaz da verdadeira liderança, enquanto a humanidade depender de falsos líderes, a mentira continuará substituindo a verdade, a falsidade tomando o lugar da sinceridade, a criminalidade seno normal e a administração pública exercida a favor dos administradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *