Outros Quinhentos oferece Rosa Luxemburgo em quadrinhos

Rosa Vermelha, biografia da grande revolucionária marxista, ganha sorteio entre os leitores que sustentam Outras Palavras



Por Simone Paz | Imagem: Kate Evans

Só a vida sem obstáculos, efervescente, leva a milhares de novas formas e improvisações, traz à luz a força criadora, corrige os caminhos equivocados. A vida pública em países com liberdade limitada está sempre tão golpeada pela pobreza, é tão miserável, tão rígida, tão estéril, precisamente porque, ao excluir-se a democracia, fecham-se as fontes vivas de toda riqueza e progresso espirituais.

– Rosa Luxemburgo

Difícil de ser definida, Rosa Luxemburgo é, para mim, sinônimo de força feminina, coragem e solidariedade. Economista política e revolucionária nascida em tempos ainda mais brutais para as mulheres do que hoje, Rosa foi sempre indomável e determinada em seus objetivos. Não teve medo de enfrentar o machismo dentro da esquerda — muito menos o da direita — e sempre se posicionou publicamente defendendo as liberdades democráticas em todas as sociedades e em todos os tempos, assim como a liberdade individual e do corpo.

Antimilitarista, judia e de nacionalidade polonesa-alemã, militou na Social-Democracia da Alemanha e da Polônia, foi professora de economia política e se tornou uma das teóricas e intelectuais mais importantes do marxismo, além de ter fundado o Partido Comunista Alemão. Morreu assassinada de forma atroz há cem anos, em fevereiro de 1919, por paramilitares precursores do nazismo, durante o governo do social-democrata Friedrich Ebert.

Em 2017, Rosa Luxemburgo ganhou um quadrinho que mostra seu lado mais humano e íntimo. O livro, escrito e ilustrado pela cartunista britânica Kate Evans, traz a Rosa apaixonada, militante, libertária e amante da vida, com humor e leveza. Em inglês, Red Rose, em português, Rosa Vermelha, ganhou edição da Martins Fontes e está disponível em sorteio para membros do financiamento coletivo Outros Quinhentos.

Para concorrer a um dos três exemplares em sorteio, preencha este formulário até quinta-feira 6 de junho de 2019.


Para ler o texto que Isabel Loureiro discursou no Seminário sobre a vida, obra e pensamento de Rosa Luxemburgo que aconteceu em 2 e 3 de setembro de 2017 em Assunção (Paraguai), e que foi publicado por Outras Palavras, com motivo do lançamento do livro Rosa Vermelha, em 2017, acesse:
https://outraspalavras.net/outrapolitica/mensagem-rosa-luxemburgo-seculo-xxi/

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: