Outros Quinhentos propõe: uma leitura contra a ‘uberização’ da vida

Em “Cooperativismo de plataforma”, Trebor Scholz analisa a ‘economia do compartilhamento’. Sortearemos três exemplares do livro entre colaboradores que financiam Outras Palavras



Por Simone Paz | Foto de Tatiana Blass

O debate sobre os perigos da chamada “uberização”, voltou à superfície, com enorme força, nas últimas semanas, devido à paralisação dos motoristas de Uber. Como publicamos em nosso site, “no último dia 8 de maio, motoristas “parceiros e parceiras” que trabalham nas principais empresas de transporte de passageiros por aplicativo como Uber, Cabify, 99 e Lyft realizaram uma grande manifestação global por melhores condições de trabalho. A data escolhida pela legião de trabalhadores e trabalhadoras para a realização dos protestos foi um dia antes de a maior empresa do setor, a Uber, estrear seus papéis na bolsa estadunidense” (leia a matéria completa aqui).

A greve foi mundial.

A edição nº 12 da Revista Piseagrama, lançada no segundo semestre de 2018, também trouxe um relevante texto sobre plataformas de compartilhamento, onde o editor Roberto Andrés reflete: “A promessa de que as pessoas poderiam compartilhar suas viagens, quartos vazios, ferramentas, habilidades com jardinagem ou computação, se transfigurou em precarização, sobretrabalho e desregulação. No centro disso está a propriedade de plataformas como Uber, Airbnb e Facebook.” (leia na íntegra, aqui)

Mas o livro “Cooperativismo de Plataforma”, de Trebor Scholz — professor associado da The New School, onde ministra cursos sobre internet e sociedade — já vinha tratando dessas questões há mais de 2 anos, e é resultado da conferência em que mais de mil participantes discutiram ideias para a criação de um novo tipo de economia online. Foi lançado em 2017 no Brasil, pelas editoras parceiras: Autonomia Literária, Elefante e Fundação Rosa Luxemburgo.

Agora, esgotado para compra nos sites da Autonomia e da Elefante, propomos um sorteio mais do que pertinente: são três exemplares grátis, para os leitores engajados e parceiros que financiam o projeto de autosustentação de Outras Palavras, o Outros Quinhentos.

Para concorrer a um dos livros, preencha este formulário até terça-feira 11 de junho de 2019


Sobre o livro, o autor de “Cooperativismo de Plataforma” escreve:

O fenômeno está diretamente relacionado à fase atual do capitalismo e se repete, em diferentes intensidades, em todo o planeta. Em um momento em que, no Brasil, taxistas em um mercado de trabalho precarizado, marcado pela venda ilegal de licenças e concessões, por corrupção e desrespeito às normas vigentes, tentam se organizar minimamente para resistir à invasão do Uber, serviço estruturado na ausência total de garantias trabalhistas e sociais, apresentamos um texto que, além de problematizar a questão, procura apresentar horizontes de esperança, delineando soluções e alternativas possíveis.

(Trebor Scholz)

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos