Outros Quinhentos sorteia o livro Memória Ocular: Cenas de um Estado que Cega
Publicado 15/06/2018 às 16:42 - Atualizado 15/02/2019 às 16:50
Livro retrata a trajetória do fotógrafo Sérgio Silva desde que foi cegado por uma bala de borracha em junho de 2013. Aborda também o drama de outros cidadãos cegados — ou quase — pela polícia paulista. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a 3 exemplares
Editora Elefante
Em 13 de junho de 2013, o fotógrafo Sérgio Silva foi alvejado no olho por uma bala de borracha da Polícia Militar enquanto cobria um protesto no centro de São Paulo. Perdeu a visão na mesma hora. Cinco anos depois, o pedido de indenização que moveu na justiça já foi negado em primeira e segunda instâncias. E as bombas e os projéteis da PM alcançaram a vista de pelo menos mais cinco pessoas.
Em textos e imagens, Memória ocular acompanha a trajetória do fotógrafo ano a ano, e aborda também o drama de outros cidadãos cegados — ou quase — pela polícia paulista. É uma tentativa de entender como a violência se multiplica na vida de quem foi atingido pelas armas oficiais, criando profundas cicatrizes psicológicas além das que permanecem no corpo. O que significa ser uma vítima do Estado hoje, depois de mais de trinta anos de “redemocratização”?
SOBRE OS AUTORES
Tadeu Breda é jornalista e editor, autor de O Equador é verde: Rafael Correa e os paradigmas do desenvolvimento (2011) e tradutor de O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos(2016), ambos publicados pela Editora Elefante.
Sérgio Silva começou a fotografar profissionalmente em 2011. É autor do ensaio Piratas urbanos, que lhe rendeu uma exposição individual em 2014, em São Paulo, e coautor, com Luiza Romão, dos vídeo-poemas Coquetel motolove (2016) e do livro Sangria (2017).
Você pode concorrer a um dos 3 exemplares em sorteio preenchendo o formulário abaixo até às 15h de quarta-feira, 20/06. Mas lembre-se: só se for um colaborador de Outros Quinhentos — nosso projeto de financiamento coletivo por um jornalismo independente, crítico e profundo. Se você ainda não colabora, veja como funciona, aqui.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos