Outros Quinhentos sorteia Atravessando Fronteiras, de Lutz Taufer

No livro, ex-guerrilheiro alemão relata sua trajetória — dos vinte anos de prisão, em seu país, ao trabalho comunitário nas favelas cariocas. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a cinco exemplares

Por Autonomia Literária

Este livro é um depoimento pessoal que desnuda uma época da História recente em que se tentava resolver conflitos, disparidades e as injustiças por um tipo particular de ação política direta. Nada do que aqui se conta, porém, tem o tom individualista da exaltação ou exibição.

Ao contrário, ao abordar os grandes conflitos do século 20, Lutz Taufer despe a si mesmo e narra realidades ocultas nas tragédias em busca do poder. E não só na revolta estudantil de 1968 – “quando desenterramos o passado” -, mas igualmente, anos antes, na “desnazificação” alemã, em grande parte comandada por antigos nazistas.

Em 20 anos de prisão na Alemanha – mais de 18 dos quais em impiedoso isolamento total, sem conversar sequer com os carcereiros – só a memória e a dor o acompanharam. Daí nasceu o pensador que ele se revela agora. As tragédias do século 20 surgem aqui não como drama narrado por um observador alheio aos fatos, mas – sim – por quem foi protagonista.

Você pode concorrer a um dos 5 exemplares em sorteio preenchendo o formulário abaixo até às 15h de quarta-feira, 01/08. Mas lembre-se: só se for um colaborador de Outros Quinhentos — nosso projeto de financiamento coletivo por um jornalismo independente, crítico e profundo. Se você ainda não colabora, veja como funciona, aqui

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: