Cumbe: retratos da resistência negra no Brasil Colônia
A HQ da Editora Veneta retrata a luta dos quilombos contra a escravidão. Com ilustrações expressivas, Marcelo D’Salete narra histórias de opressão sob a ótica dos próprios oprimidos, destacando sua cultura, força e autonomia. Sorteamos dois exemplares
Publicado 19/11/2024 às 18:41 - Atualizado 26/11/2024 às 13:35
O Dia da Consciência Negra celebra a memória de Zumbi dos Palmares, que foi morto no dia 20 de novembro de 1695, também busca conscientizar sobre o combate ao racismo, às desigualdades sociais e homenagear a população negra de nosso país. A data também evoca o resgate de histórias silenciadas, além de nos convocar a ecoá-las.
É nesse sentido que surge a HQ Cumbe, uma incursão profunda nas lutas contra a escravidão no Brasil Colônia.
Traçado por Marcelo D’Salete, e lançado pela Editora Veneta, o livro reúne quatro narrativas que retratam a coragem, a inteligência e as estratégias de sobrevivência dessas pessoas, abordando com riqueza e sensibilidade os movimentos de resistência e autonomia.
Outras Palavras e Editora Veneta irão sortear dois exemplares de Cumbe, de Marcelo D’Salete, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 2/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Cumbe é o nome em Congo para quilombo muito utilizado nas Américas, mas também tem o significado de sol, luz e força. Ao contrário da visão convencional sobre a escravidão, Cumbe coloca seus pernonagens não como vítimas passivas, mas como sujeitos irradiantes de sua própria história.
Cada uma das histórias é cuidadosamente pesquisada e repleta de elementos culturais, mitológicos e sociais que constroem a resistência negra. A obra, ao abordar práticas ancestrais dos povos bantos e iorubás, reconstrói um Brasil que, muitas vezes, tenta negar suas origens e a profundidade de suas contradições.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto em em todo os site da Editora Veneta. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
O trabalho de D’Salete foi premiado e reconhecido internacionalmente, sendo vencedor do maior prêmio de quadrinhos do mundo, o Eisner Awards.
Indo além da narrativa de resistência armada, o quadrinho revela, por meio de ilustrações precisas e expressivas, a luta pela preservação da identidade e da cultura de um povo que nunca deixou de resistir.
Com traços intensos e iluminação que transmitem a tensão da época, o autor transforma cada página em um retrato vívido e emocional, além de ser categórico quanto às desigualdades e à coragem de quem se opôs ao sistema escravocrata.
A HQ se junta à constelação de brilhantes trabalhos recentes que buscam ampliar o entendimento da história brasileira através do olhar dos próprios oprimidos, reverberando no reconhecimento da luta e da cultura negra, que moldam o país até hoje.
Cumbe serviu como ponto de partida para o aclamado trabalho seguinte de Marcelo D’Salete, Angola Janga (já sorteado no Outros Quinhentos), que também explora as histórias dos antepassados da negritude brasileira.
A segunda edição, com novos desenhos e posfácio do autor, aprofunda ainda mais a reflexão. Com sua mistura de realismo e elementos de realismo mágico vem para adensar a busca de quem procura entender e desconstruir as narrativas históricas dominantes.
Essa matéria é a última da nossa seleção especial de sorteios do Outros Quinhentos para o Dia da Consciência Negra, 20/11. Desde o começo desse mês homenageamos figuras e temas centrais da luta pela libertação negra, abordamos o antirracismo popular e revolucionário do movimento negro dos anos 60/70, nos EUA (clique aqui para acessar a matéria), o arrojado anticolonialismo do revolucionário Amílcar Cabral (clique aqui para acessar a matéria), um romance inspirado nas lutas da juventude negra periférica (clique aqui para acessar a matéria) e a o protagonismo feminino na resistência quilombola (clique aqui para acessar a matéria).
SOBRE O AUTOR
Marcelo D’Salete (São Paulo, 1979) é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte (USP). O período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil e também a violência, discriminação e realidade de jovens negros em grandes cidades são temas recorrentes em seus trabalhos. Angola Janga (2017), Encruzilhada (2016) e Cumbe (2014) são algumas de suas histórias em quadrinhos publicadas, premiadas e traduzidas para vários idiomas.
Em parceria com a Editora Veneta, Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Cumbe, de Marcelo D’Salete, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 2/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos