A poderosa voz anticolonial de Hồ Chí Minh
Livro da Expressão Popular reúne 48 textos do líder vietnamita. Escritos expõem a crueldade imperialista e traçam as tarefas de organização revolucionária que iluminaram o caminho para a libertação do país. Sorteamos três exemplares
Publicado 17/05/2024 às 18:44 - Atualizado 20/05/2024 às 11:25
Dia 19 de maio marca o nascimento do revolucionário Nguyễn Sinh Cung, mais conhecido como Hồ Chí Minh ou “Tio Ho”. Nascido em 1890, em Hong Tru, na província de Nghệ An, à época território da Indochina Francesa, em alguns anos viria a se tornar líder do Việt Minh, movimento pela independência do Vietnã e um dos principais teóricos anticoloniais de todos os tempos.
Em 1930, Tio Ho fundou o Partido Comunista da Indochina (atual Partido Comunista do Vietnã). Quinze anos depois, tornou-se primeiro-ministro do Vietnã do Norte de 1945 a 1955 e então foi Presidente de 1945 até sua morte em 1969.
Durante esse tempo, lutou de maneira incansável pela libertação do Vietnã das amarras do colonialismo francês, que invadira o país em 1835, enfrentou as forças de ocupação japonesas, durante a Segunda Guerra Mundial e defendeu a reunificação do país, após a Primeira Guerra da Indochina – ou Guerra de Resistência Antifrancesa – em 1954, que dividiu o estado entre a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte, liderado por Ho Chi Minh) e a República do Vietnã (Vietnã do Sul, governado pelo ditador por Ngo Dinh Diem e apoiado pelos Estados Unidos).
Sua luta não foi em vão e de todo o seu esforço, aliado à força e determinação do povo vietnamita, muitas conquistas foram alcançadas.
Ao longo de sua vida, Hồ Chí Minh escreveu intensamente. Os principais pontos tocados giravam em torno de temas como a questão anticolonial e as tarefas da organização revolucionária.
A Expressão Popular, editora parceira de Outra Palavras, lançou a obra Hồ Chí Minh – textos escolhidos, organizada pelo intelectual marxista e anticolonial Vijay Prashad.
A brochura reúne ao todo 48 escritos do dirigente comunista, divididos em três partes: Colonialismo, revolução, independência e guerra; além de ampla e explicativa introdução de Vijay Prashad sobre a vida e a obra de Hồ Chí Minh.
Os textos também denunciam os horrores da agressão sofrida pelo povo vietnamita, seja por parte da França, do Japão ou dos EUA.
Outras Palavras e Expressão Popular irão sortear três exemplares de Hồ Chí Minh – textos escolhidos, organizado por Vijay Prashad, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 27/5, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
MARXISMO-LENINISMO E A QUESTÃO COLONIAL
No livro, Vijay Prashad nos revela que foi ao ter contato com a tese de Lenin, principal líder da Revolução Russa, acerca das questões nacionais e coloniais que Tio Ho despertou para qual seria o caminho da libertação. No entanto, ele [Hồ Chí Minh] recorda: “Havia termos políticos de difícil compreensão nessa tese… mas ao lê-la de novo, fui capaz, finalmente, de captar a parte principal. Que emoção, entusiasmo, clareza e confiança me despertou.”
Ávido leitor da teoria marxista-leninista, se destaca a interpretação e aplicação criativa que fazia, evitando a replicação de um modelo. Foi valorizando a cultura e as formas de organização popular vietnamita, a experiência da população no campo de batalha e na defesa de seu território, que compreendeu quais seriam os caminhos a serem trilhados para o sucesso da revolução.
É sempre espantoso pensar como um pequeno país, inferior em quantidade e tecnologia de armas, extirpado por anos pelos sanguessugas coloniais interessados em explorar os recursos naturais e o povo vietnamita, triunfou perante aos exércitos imperialistas da França e dos Estados Unidos.
O que explica é a milenar história de luta e resistência de pessoas que tinham a consciência de que todo cidadão é um soldado capaz de defender seu território, e Hồ Chí Minh soube mobilizar esse legado.
As palavras de Tio Ho são um precioso tesouro que nos serve para pensar os problemas do Sul Global sem perder a perspectiva e a esperança da construção de um futuro liberto das amarras do imperialismo.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto em todo o site da editora, 30% em livros impressos da série Sul Global e 50% de desconto nos ebooks da série Sul Global da Expressão Popular. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Em parceria com a Expressão Popular, Outras Palavras irá sortear três exemplares de Hồ Chí Minh – textos escolhidos, organizado por Vijay Prashad, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 27/5, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos