Os ensaios de Samir Amin
Em novembro, a Editora Expressão Popular destacou o livro “Somente os povos fazem sua própria história”, do economista marxista franco-egípcio. Após grande sucesso na Feira da USP, dois exemplares em sorteio para Outros Quinhentos
Publicado 26/11/2020 às 21:18 - Atualizado 27/11/2020 às 11:42
Por Simone Paz
Somente os povos fazem sua própria história é uma coletânea de 12 ensaios do economista marxista franco-egípcio Samir Amin, falecido em 2018, publicados originalmente pela revista Monthly Review.
Os textos selecionados, produzidos no período de 2000 a 2018, são análises do capitalismo contemporâneo calcadas em categorias marxistas com as quais compreendeu a relação histórica de dependência entre o Sul e o Norte, com fim do período colonial dos grandes impérios e a ascensão do imperialismo estadunidense. Nesta coletânea podemos perceber o olhar do marxismo árabe e muçulmano, com a incorporação de importantes referências como Frantz Fanon e Aimé Césaire, ampliando a compreenção do capitalismo a partir da perspectiva dos países da periferia.
A introdução ficou por conta do filósofo indiano Aijaz Ahmad e você pode ler ela na íntegra, em PDF, aqui.
Prosseguindo com a nossa parceria, a editora Expressão Popular oferece dois exemplares em sorteio para os apoiadores de nosso financiamento coletivo, Outros Quinhentos.
Para concorrer, basta preencher este formulário com atenção até segunda-feira 30/11.
Além disso, todos os livros da Expressão Popular têm 20% de desconto para nossos apoiadores, por meio de cupom exclusivo, que enviaremos junto com o resultado do sorteio, por e-mail.
A editora possui um interessante Clube do Livro, que completou 3 anos recentemente. As assinaturas, a partir de R$ 35 ao mês, funcionam como forma de fortalecer a editora, e seleciona um livro por mês para enviar a seus assinantes. O Clube do Livro Expressão Popular e a Série Sul Global, têm parceria com o Instituto Tricontinental de Pesquisa e com ANDES- Sindicato Nacional. Conheça mais aqui.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos