Cinema, Contrapartidas, Cultura, Video

Outros Quinhentos propõe Invisível, filme de Pablo Giorgelli

Exibida em 17 Estados, obra debate aborto e desamparo, com vigorosa delicadeza. Apoiadores de Outras Palavras participam de sorteio de oito pares de ingressos

Por André Takahashi
O filme acompanha um momento muito importante na vida de Ely, que tem 17 anos e mora no bairro de La Boca em Buenos Aires. Ely engravida e entra em uma turbulência sentimental que a leva a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Invisível é uma coprodução entre Brasil, Argentina, Uruguai, Alemanha e França e é produzido no Brasil pela Sancho&Punta. 

O trailer segue a mesma linha estética do filme, buscando retratar a solidão e o desamparo da personagem Ely. Tal linha é percebida através de uma linguagem naturalista e rígida, com planos que permitem sentir a personagem e acompanhá-la. O filme se passa na Argentina, país onde o aborto é ilegal, onde os casos de gravidez adolescente aumentam e, mesmo assim, o Estado ignora e criminaliza esta problemática real e crescente.


Sinopse

Ely tem 17 anos e mora no bairro da Boca em Buenos Aires. Ela cursa o último ano do ensino médio e trabalha num pet shop para completar a renda familiar. Ao descobrir que está grávida do Raúl, dono do Pet Shop, seu mundo interno colapsa. Enquanto tenta manter sua rotina diária como se nada tivesse acontecido ela é tomada pelo medo e angústia. A sociedade que a pressiona e o estado de saúde frágil da sua mãe a isolam e a obrigam a amadurecer precocemente. Tomar a decisão que mudará sua vida para sempre lhe permitirá ter um novo começo.

Sobre Pablo Giorgelli

Nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1967 e foi criado no bairro da Boca. Trabalha com cinema desde 1993 como diretor de curtas e montador.

Seu primeiro longa metragem, Las Acacias estreou em 2011 na Semana da Crítica do Festival de Cannes. No festival, o filme recebe a Camera D’or para melhor filme de estreiano festival e consagra Pablo como um dos diretores argentinos mais promissores da sua geração. O filme recebeu também o prêmio ACID e o Prêmio da Crítica Jovem na Semana da Crítica, melhor primeiro filme no BFI de Londres, melhor filme Latino em San Sebastian e muitos outros. O filme foi lançado no Brasil em 2013 pela Vitrine Filmes. Pablo também é co-diretor do programa Janelas Abertas do Canal Brasil junto ao Felipe Nepomuceno.

 Invisível participou do prestigioso Atelier de Cannes para desenvolvimento de projetos e teve sua estreia mundial marcada para a competitiva Orizzonti no festival de Veneza 2017 e sua estreia brasileira na Prèmiere Latina do Festival do Rio 2017.

Vitrine Filmes, parceira de Outras Palavras, presenteia com 8 pares de convites grátis nossos leitores engajados que assinam mensalmente ou anualmente Outros Quinhentos, e assim, sustentam nosso trabalho de jornalismo independente. Além disso, entre os 8 felizardos sortearemos 4 kits do filme, contendo uma ecobag exclusiva, um mini cartaz, imãs, bottons e mais um par de ingressos. 

Verifique aqui a lista de cinemas no Brasil onde Invisível está em cartaz

Para concorrer aos ingressos, basta preencher o formulário abaixo até as 15h de sexta-feira 17/11.