Contrapartidas, Cultura, Cursos, Dança

Outras Palavras recomenda Capoeira do Mestre Ananias

Outros Quinhentos estabelece parceria com centro de referência de cultura popular baiana e capoeira em São Paulo. Quem contribui com o jornalismo independente obtém descontos e regalos nos cursos da Casa

Por André Takahashi

Vizinha da redação de Outras Palavras, a Casa Mestre Ananias é um polo de vivência sócio educacional da cultura baiana como é desenvolvida em São Paulo, tendo os saberes populares como princípio. Existente desde 1953, desenvolveu suas atividades em diversos locais de São Paulo. 

Embaixador da cultura afro-brasileira

A capoeira em São Paulo foi conduzida por mestres baianos como Ananias Ferreira, nascido em São Félix, no Recôncavo Baiano, em 1924, aqui chegado em 1953 e falecido em 2016. O Mestre manteve viva a ancestralidade africana no coração da cidade — a Praça da República, onde instituiu uma roda de capoeira dominical que acontece há mais de 50 anos. “Uma autêntica ágora, espaço de resistência, de confronto e diálogo dos talentos e dos estilos mais diversos, e também de aprendizagem. Poucos capoeiristas na cidade de São Paulo não conheceram de perto esta roda ou estiveram cientes da oportunidade de entrar livremente nela”, como diz em seu site.

Contribuiu para dar visibilidade à riqueza do patrimônio espiritual e estético do negro brasileiro, que durante tanto tempo foi criminalizado. Em São Paulo, onde conheceu o poeta e ativista Solano Trindade e o dramaturgo Plínio Marcos, passou a integrar o elenco de peças de teatro que apresentavam o candomblé, o samba e a capoeira ao grande público. Atuou na peça Balbina de Iansã, em 1970, e em Jesus Homem, em 1980, de Plínio Marcos, e participou do elenco da primeira encenação de O Pagador de Promessas, de Dias Gomes dirigida no TBC por Flávio Rangel em 1960 – em cujo filme (aqui, completo), dirigido por Anselmo Duarte e premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962 – fez parte da trilha sonora.

O Mestre deixou como sucessor o professor Rodrigo Minhoca, que conduz a Casa Mestre Ananias com a disciplina e dedicação herdada do Mestre. Além da rotina semanal com Roda de Capoeira e das festas populares durante o ano também são oferecidas aulas de Dança (Afro e Brasileiras) para adultos e de rabeca, instrumento musical tradicional do reconcavo baiano. Desde 2007 há um projeto sócio educativo que trabalha no eixo da educação integral para crianças e adolescentes do bairro. Das diversas iniciativas que integram o Ateliê do Bixiga  a Casa Mestre Ananias é a principal organização que articula a comunidade e o território.

Leia matéria especial do Outras Palavras sobre o falecimento de Mestre Ananias, em 2016.

LOCALIZAÇÃO

Rua Conselheiro Ramalho, 939 – Bixiga
São Paulo – SP
(11) 3926 0676

HORÁRIO

Aulas de capoeira: segundas, terças, quartas e sextas das 20h às 22h
Para saber os horários dos outros cursos, entre em contato com a escola

Contrapartida para Outros Quinhentos
– Camiseta da Casa Mestre Ananias e CD de música da Casa
– Desconto de R$ 20 na mensalidade, no plano trimestral

Como conseguir o desconto?
Basta escrever para [email protected] solicitando os benefícios. Nossa equipe enviará orientações e cuidará da mediação com a Casa Mestre Ananias.

Author


Avatar