Outros Quinhentos recomenda: Tributo a Luiz Melodia, em SP
Publicado 04/12/2018 às 22:09 - Atualizado 15/02/2019 às 16:49
Chico César, Priscilla Tossan e Lazzo Matumbi cantam amanhã, na Casa Natura, repertório selecionado por Melodia, como homenagem à Jovem Guarda. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a par de ingressos
Por Casa Natura Musical
No sábado, 8 de dezembro, às 22h, na Casa Natura Musical, o cantor Lazzo Matumbi convida Priscilla Tossan e Chico César no show Música Romance – Uma Homenagem à Jovem Guarda, com repertório selecionado por Luiz Melodia. Lazzo, Priscilla e Chico serão acompanhados por Renato Piau (violões), Alexandre Maionese (flauta transversa), Alessandro Cardozo (cavaquinho) e Charlles da Costa (violão). O repertório inclui pérolas como, por exemplo, Suave é a noite (Paul Francis Webster / Sammy Fain, versão Nazareno de Brito), Gamadinho por você (Renato Barros), Que loucura (Sérgio Sampaio), Eu bem dizia (I could have told you) (Trio Esperança), Farrapo humano, Pérola Negra, Diz que fui por aí, Estácio Holly Estácio, estas quatro últimas compostas por Luiz Melodia, assim como Negro Gato, que será apresentada por Priscilla Tossan, cuja interpretação chamou a atenção de todo o país na última edição do programa The Voice Brasil (Rede Globo).
Da inquietude do cantor e compositor Luiz Melodia e do desejo de homenagear a Jovem Guarda, surge o projeto Música Romance. A proposta de gravar e lançar um disco e realizar uma turnê pelo Brasil foi interrompida com a partida inesperada do ‘negro gato’. Um ano depois, com o disco pronto para ser lançado, o projeto foi retomado. Com realização da Gabiroba Cultural, o projeto foi selecionado pelo Natura Musical. “Este projeto celebra a força da obra de Luiz Melodia e sua atemporalidade”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. Música Romance – Uma Homenagem à Jovem Guarda O projeto nasceu naturalmente.
Um fim de noite despretensioso, no saguão de um hotel do interior paulista, após uma apresentação na cidade. Entre bebidas e petiscos, tem início uma seresta moderna. “Os músicos começaram a pegar os seus instrumentos e a tocar. O Luiz começou a lembrar de músicas da sua adolescência e infância e eles a acompanhar. No dia seguinte, pedi ao meu marido que fizesse esse show, só um pouquinho. Para mim, representou duplamente música e romance, tanto pelo repertório quanto pela disposição amorosa do meu parceiro ao entregar um espetáculo só por amor”, explica Jane Reis, esposa e empresária. E amor é o que move aqueles que aceitaram participar deste projeto. Lazzo Matumbi, uma das vozes mais lindas do país, negro como Melodia e baiano como Jane Reis, vai entoar as canções da Jovem Guarda selecionadas para este projeto.
O repertório contempla, sobretudo, as músicas gravadas por Roberto Carlos nas tardes dominicais dos anos 60 e que fizeram parte da memória afetiva de Luiz Melodia. Revisitar essa obra e apresenta-la ao público, com novos arranjos, é uma merecida homenagem, tanto à Jovem Guarda quanto ao autor dos sucessos Magrelinha e Fadas.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos