Terry Eagleton propõe a esperança sem otimismo
Obra mais recente do filósofo desafia a visão superficial que a vê como “ilusão” ou “perseverança”. Propõe uma análise crítica da esperança como motor de transformação. Em parceria com a Editora Unesp, sortearemos 2 exemplares entre quem apoia nosso jornalismo
Publicado 04/10/2024 às 18:32 - Atualizado 04/10/2024 às 18:49
Terry Eagleton é um dos intelectuais mais categóricos de nossa geração. As reflexões do professor, filósofo e crítico literário sempre trazem à tona sua capacidade de tornar conceitos complexos acessíveis, além de fazer uma crítica sóbria e incisiva acerca das ideologias contemporâneas.
Sua mais recente obra: Esperança sem Otimismo, publicada no Brasil pela Editora Unesp, faz uma reflexão sobre uma das virtudes menos valorizadas na sociedade contemporânea: a esperança.
Outras Palavras e Editora Unesp irão sortear dois exemplares de Esperança sem Otimismo, de Terry Eagleton, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 14/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Ao longo do escrito, Eagleton faz uma crítica contundente ao otimismo, que considera mais uma racionalização do que uma visão clara da realidade. Em contrapartida, o autor convida a explorar a esperança como uma alternativa mais rica e fundamentada.
A obra investiga o significado dessa emoção elusiva, diferenciando-a do desejo e questionando se ela realmente fetichiza o futuro. Eagleton introduz o conceito de “esperança trágica”, uma forma autêntica de esperança que persiste mesmo diante de perdas devastadoras.
Na visão o escritor, o otimismo é insuflado de uma “autossuficiência”, que pode dar vazão a análises equivocadas da realidade, algo que não converge com uma avaliação crítica e assertiva. O otimismo pode até mesmo ser reduzido à crença, o que colocaria um véu sobre a realidade.
Mas não ser um otimista convicto não significa ser um pessimista, a esperança — palavra que parece ter sido esvaziada de significado nos últimos anos — carrega uma potência transformadora muito mais ativa e acurada, pois “precisa ser sustentada por motivos”. Aqui Eagleton fala de uma “esperança crítica”, diferente da “esperança ingênua”.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 40% de desconto em em todo os site da Editora Unesp. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Conhecido pelo seu amplo repertório conceitual, aqui não é diferente, dialoga com um rico manancial teórico e traz autores como Shakespeare, Kierkegaard, Tomás de Aquino, Wittgenstein, Santo Agostinho, Kant e Ernst Bloch — demonstrando mais uma vez sua habilidade em conectar literatura, filosofia, teologia e teoria política de maneira magistral.
Em um mundo afundado em crises sociais, políticas e ambientais, o filósofo nos leva a repensar a forma como encaramos os desafios da vida, enfatizando que a verdadeira esperança é um impulso crítico que nos motiva à ação e à transformação.
Seu senso de humor e clareza característicos, apresenta ideias originais e nos envolve em questões urgentes. A obra faz uma reflexão atual e necessária acerca do papel da esperança em tempos sombrios.
Em parceria com a Editora Unesp, o Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Esperança sem Otimismo, de Terry Eagleton, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 14/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais vinte parcerias! Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos