Por uma ciência que valorize a vida
Obra da Associação Filosófica Scientiæ Studia questiona a tecnociência hegemônica e sugere alternativas éticas para a pesquisa científica. A coletânea de textos propõe perspectivas que priorizem justiça social e sustentabilidade. Sorteamos um exemplar
Publicado 26/09/2024 às 17:32 - Atualizado 26/09/2024 às 18:03
Em um momento em que a humanidade enfrenta crises climáticas, sociais e sanitárias, fica a questão: nossa relação com a ciência e a tecnologia tem sido sustentável? É possível fazer ciência objetiva de outra maneira?
A obra Entre conhecimento e valores: alternativas à tecnociência atual, lançada pela Associação Filosófica Scientiæ Studia, e organizada pelo professor e filósofo Pablo Rubén Mariconda, traz à tona a importância de uma filosofia e prática da ciência que dialoga com os saberes tradicionais e promove a justiça social e a sustentabilidade ambiental.
Outras Palavras e Associação Filosófica Scientiæ Studia sortearão um exemplar de Entre conhecimento e valores: alternativas à tecnociência atual, organização de Pablo Rubén Mariconda, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 7/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Resultado de um colóquio em homenagem ao professor australiano Hugh Lacey, filósofo da ciência, a coletânea apresenta ensaios que discutem como a ciência pode ser reorientada para respeitar e integrar valores essenciais à vida no planeta.
Ao contrário do modelo tecnocrático hegemônico, que prioriza o progresso a qualquer custo, os autores defendem uma abordagem que respeite as dimensões natural, cultural e social da existência.
A interação entre ciência e valores é explorada sob a ótica do pluralismo estratégico, propondo que a pesquisa científica deve ser guiada pela imparcialidade e pelo princípio da precaução.
“Essa colaboração permitiu o desenvolvimento de uma filosofia da ciência rigorosa do ponto de vista lógico e epistemológico a qual mostra que a imparcialidade (objetividade) pode ser direcionada segundo perspectivas de valores – tais como, a perspectiva da justiça social, participação democrática e sustentabilidade ambiental {VJS/PD/SA} e a perspectiva de valores ecológicos da conservação e da reparação ambiental {VCA & RA} – diferentes da perspectiva dominante e hegemônica do progresso tecnológico {VPT} e do capital e mercado {VC&M}, que direcionam a ciência prioritariamente para o controle técnico do mundo, produzindo as mais variadas crises, como as da mudança climática, da desigualdade social, da fome, da perda de diversidade, da extinção (sem exceção dos humanos nos vários genocídios planeta afora).”
Os textos são organizados em duas partes: a primeira aborda questões internas ao modelo da interação entre atividades científicas e valores, discutindo conceitos como autonomia e neutralidade da ciência. A segunda parte se alinha ao pluralismo estratégico, explorando cooperativas de saberes que incluem perspectivas feministas, agroecológicas e indígenas.
A relevância deste livro reside em sua proposta de uma ciência situada, que não apenas busca a eficácia, mas também questiona a legitimidade das práticas científicas no contexto das interações sociais e ambientais.
“[…] uma expressão de como o pluralismo estratégico pode contemplar as mais diversas perspectivas de valor, tais como as feministas, as dos saberes tradicionais, as agroecológicas, respeitando a objetividade do conhecimento científico.”
Ao promover um debate crítico sobre o papel da ciência em nossas vidas, esta obra se torna um insumo valioso para construir alternativas ao fim do mundo que se anuncia.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante descontos a partir de 30% em todo o site da Associação Filosófica Scientiæ Studia. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Em parceria com a Associação Filosófica Scientiæ Studia, o Outras Palavras irá sortear um exemplar de Entre conhecimento e valores: alternativas à tecnociência atual, organização de Pablo Rubén Mariconda, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 7/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos