Pela emancipação operária e feminina: livro de Flora Tristán ganha sorteio no Outros Quinhentos
“União Operária”, lançado em 1843, tem edição brasileira com prefácio de Eleni Varikas. Quem contribui para a manutenção do site Outras Palavras, concorre a exemplares grátis
Publicado 13/07/2017 às 22:46 - Atualizado 15/02/2019 às 16:51
Por Simone Paz Hernández
Ativista, escritora e feminista, Flora Tristán foi uma das figuras mais importantes do pensamento emancipatório do proletariado de forma duplamente universal: por compreender o movimento numa lógica internacional e por abordar a questão da libertação da mulher, principalmente das tão esquecidas operárias.
Profético, o texto foi publicado quatro anos antes do Manifesto Comunista de Marx e Engels, e constitui um documento riquíssimo, poderoso e que semeou ideias fortes no contexto da época, mas que continua sendo alentador hoje em dia, devido às perdas que os trabalhadores e as mulheres continuam enfrentando no sistema capitalista contemporâneo.
Uma curiosidade? Flora era filha de um casal composto por um peruano e uma francesa, daí também a sua preocupação com o acolhimento dos estrangeiros e a sua busca de uma redenção para toda a humanidade. Também, Flora é a avó do pintor Paul Gauguin.
Outros Quinhentos, em parceria com a editora Fundação Perseu Abramo, regala dois exemplares do livro-manifesto “União Operária”.
Para participar, basta ser um colaborador de nosso financiamento coletivo por um jornalismo livre e profundo, e preencher o formulário abaixo com atenção até as 19h de segunda-feira 17/7.
Já para comprar dezenas de livros com descontos especiais, acesse Outros Livros.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos