Para conhecer versos aquilombados

Em busca de promover diálogos da diáspora, Hucitec Editora apresenta coletânea de poesias que abordam vidas e culturas negras. “Fazemos das palavras as nossas lanças”, diz um poema. Sorteamos um exemplar entre quem apoia nosso jornalismo

Obra de Aurino Bomfim. Fonte: Prefeitura de Embu das Artes

“Estamos aquilombados
E fazemos das palavras nossas lanças
A mordaça do silêncio não alcança
mentes libertas, cadeias abertas”

Trecho da poesia Aquilombados | Por Vladimir Rodrigues, do coletivo Sopapo Poético


No Outras Palavras, cotidianamente estamos em busca de quebrar o silenciamento corrente de nossa herança colonial, fazendo ecoar vozes de luta e resistência, e gritos de alegria e liberdade.

Nesse mês de novembro aprofundaremos esse movimento com uma homenagem dedicada ao mês da consciência negra.

Começando pelo texto da semana passada, o grito contra colonial de Antônio Bispo dos Santos, neste Novembro Negro, ressoaremos vozes e escritos da emancipação.

Da mesma necessidade de ressoar essas vozes, nasceu a obra Aquilombados. Uma coletânea de versos escritos, tecidos e tocados pelo coletivo Sopapo Poético. Lançado em 2020 pela Hucitec Editora, o volume integra a coleção Diálogos da Diáspora

Outras Palavras e Hucitec Editora sortearão 1 exemplar de Aquilombados, de coletivo Sopapo Poético, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 27/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Aquilombados é um “consciente manifesto de resistência cultural, construído com muita verdade, sentimento e emoção” e nutre em sua gênese uma poética de valorização da cultura negra.

Permeado por temas candentes, o escrito toca em temas que vão desde o preconceito social, a discriminação racial e a intolerância religiosa até a cultura afro-brasileira e sua história, mas também adentra o respeito à ancestralidade, à vida, o amor e os acontecimentos do cotidiano.

São versos nascidos das entranhas de diversas histórias que muito divergem e convergem. “Um quilombo de versos” atravessa a epiderme de peles negras e ativistas que “mais do que sonhar, acreditam em propagar, difundir a literatura negra em diferentes contextos e cenários socioculturais.”


Sobre o coletivo Sopapo Poético

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura), sempre na última terça-feira do mês. Como outros saraus afro-brasileiros, desde 2012, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Porto Alegre/RS

Confira o trabalho aqui.

Sobre a coleção Diálogos da Diáspora

Amplificar os diálogos, abrir passagens, promover equidade nas publicações, esses são os compromissos desta coleção. Os encontros produzidos pelos povos da diáspora em terras brasileiras constituem-se como uma vastidão de experiência e manancial de saberes. Nos espaços de resistência cultivam-se modos de vida em que pensamento, luta, cura e festa se interconectam. Esse ser-fazer-saber dos muitos territórios em que a ancestralidade comparece como realidade viva afiando pontas de lanças que abrem passagens de um mundo porvir. A fertilidade dessas experiências também vem promovendo uma importante abertura no universo da produção editorial em que brotam outras formas de existências. A inclusão de múltiplas expressões do pensamento da diáspora africana e dos povos indígenas tem o objetivo de somar-se ao movimento de combate ao epistemicídio na medida em que possibilita que essas múltiplas expressões possam ganhar materialidade, visibilidade e institucionalidade. Possibilitar que as cosmologias, perspectivas e experiências decolonais (mentalidade cultural que vem de fora da colonização europeia) redesenhem as encruzilhadas da produção do conhecimento, ali onde e quando a academia se encontra com os territórios de vida e luta, para que as vozes, caminhos e expressões dos povos que resistem há séculos às desigualdades possam, com o pensamento encarnado, desbloquear as imaginações e assim, seguir no fortalecimento de transformações políticas e sociais.

A Coleção Diálogos da Diáspora publicará prioritariamente títulos de autores/as negros/as e indígenas, conectando campos de saber e experiência, trazendo autores conhecidos e novos, nacionais e estrangeiros. Nossa bússola apontará para o sul, indo dos saberes orais, ancestrais, populares ao acadêmico, do romance à poesia, da magia à espiritualidade. Arte e ativismo político se unem para enfrentar a chamada catástrofe metafísica ocidental. Enfrentaremos binarismos históricos através da pluralidade de abordagens e de escritas que nos ajudem a lutar e sonhar com reservas de comum e de um mundo melhor.

Hucitec Editora

Grupo De Pesquisa Egbé

Projeto Canela Preta


Em parceria com a Hucitec Editora, Outras Palavras irá sortear 1 exemplar de Aquilombados, de coletivo Sopapo Poético, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 27/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *