Contrapartidas

Outros Quinhentos vai à ópera: Ritos de Perpassagem tem estreia mundial em SP

Em cartaz somente neste fim de semana, ópera do Theatro São Pedro regala 15 pares de convites para leitores-colaboradores de Outras Palavras. Inscreva-se até as 17h de quinta-feira 26/09

Por Simone Paz

Uma ópera singular, original e rupturista, sem começo nem fim. Ritos de Perpassagem se diz uma NeutrinÓpera, exatamente por abordar os neutrinos, os ritos de passagem, o pitagorismo e a ciência, considerando as histórias de Pitágoras, Kleper, Platão… e até Marx.

O espetáculo foi concebido pelo compositor Flo Menezes, a pedido do próprio Theatro São Pedro e conta com direção musical (regência) de Eduardo Leandro e direção cênica de Marcelo Gama.

Ritos de Perpassagem tem sua estreia mundial marcada para esta sexta-feira, 27 de setembro de 2019, no Theatro São Pedro, em São Paulo — e temos 15 pares de ingressos em sorteio para os leitores que sustentam nosso jornalismo independente por meio do financiamento coletivo Outros Quinhentos.

Em matéria do sempre lúcido e erudito Maurício Ayer, temos um belo resumo do que esperar da obra:

<< Ritos de Perpassagem surpreende desde logo por ser um espetáculo múltiplo. Como se opera fosse um termo entendido também em sua acepção etimológica, do latim: o plural de opus, uma obra em obras – tanto por ser várias obras em uma, quanto por evidenciar seu próprio tecido construtivo. Não tem propriamente um enredo, mas sim uma narratividade disseminada em situações cênicas, que funcionam ao modo de “ritos” – agnósticos, ou talvez “agonísticos”, como quer o autor. O que isso quer dizer? Os momentos são sagrações; o teatro, um templo compartilhado. As vivências traduzem em ação sonora (instrumental, vocal e eletroacústica), visual, textual e cênica um itinerário narrativo que atravessa a vida de Pitágoras e de seus seculares desdobramentos no pitagorismo, produzindo o radical convívio de possibilidades que não convergem para uma história unitária. >>

Leia o texto na íntegra, publicado no blog de Maurício Ayer no Outras Palavras, aqui.

Para concorrer a um dos 15 pares de ingressos, você deve completar este formulário até as 17h de quinta-feira 26/09 e aguardar o e-mail com os resultados. Só participe se puder, de fato, comparecer.


Haverá 5 pares em sorteio por dia, considerando que o espetáculo ocorre de sexta-feira 27 a domingo 29 de setembro.

SERVIÇO

Ritos de Perpassagem

De Flo Menezes, com Orquestra do Theatro São Pedro

Sexta e Sábado (27 e 28/9), às 20h

Domingo (29/9), às 17h

Duração aproximada: 2h40

Rua Barra Funda, 161 – São Paulo/SP (mapa) – Metrô Marechal Deodoro

Ingressos grátis para participantes de Outros Quinhentos: obtenha aqui

Author


Avatar