Alimentos, Cachaças, Contrapartidas, Cultura, Gastronomia, Música

Outros Quinhentos sugere Jazz B e Jazz nos Fundos, em São Paulo

Programação diversa e imperdível nessa quinta e sexta: Trio Brasileiro, Toninho Ferraguti Quinteto e Djs MZK e Trusty. Apoiadores de “Outras Palavras” têm ingressos grátis

Por Jazz B e Jazz nos Fundos

Sorteios de pares de convites para nossos leitores que gostam de boa música. Contando com a parceria do JazzB e do CCMI/JazznosFundos, essa semana nossos contribuintes têm três chances de ganhar, quinta-feira e sexta nas duas melhores casas de Jazz de São Paulo.

Quinta-feira 08/11 | 21h | Jazz B | Trio Brasileiro com Dudu Maia, Douglas Lora e Alexandre Lora 

Formado em 2011, o Trio Brasileiro atua no mercado musical internacional com participação constante em diversos festivais e workshops nos EUA, Alemanha, França, Itália, República Tcheca, Dinamarca e Argentina. Seu repertório transita entre reflexões modernas do choro, da música brasileira e da World Music. Em 2018, seu quarto álbum, Rosa dos Ventos, foi indicado ao Grammy Awards (EUA) na categoria “Best World Music Album”.

Dudu Maia é bandolinista e produtor musical, dirige o Estúdio Casa do Som em Brasília, é autor do Manual do Choro, método pioneiro de ensino de choro lançado pela Escola de Choro Rafael Rabello em 2017 e é o coordenador do Centrum Foundation’s Annual Choro Workshop, em Port Towsend, WA. Apresenta o Programa Casa do Som (youtube/programacasadosom), no qual recebe músicos do Brasil e do mundo para compartilhar suas próprias composições e as de seus convidados.

Douglas Lora é violonista erudito com mestrado em performance musical na Universidade de Miami. Além do trabalho com o Trio Brasileiro atua como solista em concertos com diversas orquestras ao redor do mundo e se apresenta há mais de 15 anos com o violonista João Luiz, formando o Brasil Guitar Duo, sucesso de crítica e público e vencedor de diversos prêmios mundiais, sendo recentemente indicado ao Grammy Latino como melhor álbum de música clássica do ano de 2018.

Alexandre Lora é percussionista com mestrado em musicologia e educação musical pela Universidade Autónoma de Barcelona e atualmente se apresenta como solista e difusor do estudo do Hand Pan/Pantam, participando de diversos concertos e ministrando cursos e workshops ao redor do mundo. Possui dois discos solo lançados e é professor de percussão do Centrum Foundation’s Annual Choro Workshop, em Port Towsend, WA.

Ingressos e maiores informações aqui.

Quinta-feira 08/11 | 21h | Jazz nos Fundos| Jazz-it-Up com Guizados e Djs Mzk e Trusty

Todas as quintas-feiras receberemos a festa Jazz It Up, idealizada pelo produtor e DJ, Alex Trusty!

A cada edição, Trusty e JazzNosFundos preparam uma curadoria especial com bandas da nova cena do Jazz e discotecagem comandada pelo DJ residente e por convidados. Nesta quinta, receberemos GUIZADO que lança o álbum Multiverso em Colapso (YBmusic) e discotecagens de Trusty e MZK!

GUIZADO

“Não lembro quem falou primeiro, mas tanto Guizado quanto Miranda me avisaram mais ou menos na mesma semana que estavam começando a trabalhar juntos. O trompetista já é um dos principais nomes no Brasil em seu instrumento e dividiu palco com alguns dos principais nomes da nossa música neste século, além de ter desenvolvido uma sólida carreira solo pop e instrumental, artefato raro na paisagem musical daqui. Imaginar que ele entregaria um capítulo de sua carreira a um dos grandes produtores da história da nossa indústria fonográfica abria inúmeras possibilidades sonoras. Um universo em expansão – multiversos!

Miranda trouxe Guizado do free jazz e do espaço sideral de volta à Terra. Embarcaram em uma jornada para um passado que ambos viveram e curtiram: os anos 80. Discos, filmes, quadrinhos e livros daquele período acabaram dando uma tônica de ficção científica e uma completa invertida na sonoridade do músico em seu novo álbum, O Multiverso em Colapso.

O resultado é um disco noturno e paranoico, pop e frenético – e com muitos vocais. É o disco de Guizado com mais canções tradicionais, incluindo refrões que poderiam estar no rádio. Por todo o percurso, Guizado mostra o rumo com seu trompete como se ele fosse um cursor de um velho computador, abrindo programas e pastas de passados remotos que ainda se mostram atualíssimos. Os timbres das guitarras são prateados ou néon, como o caminho traçado pelo trompete, e brilham num escuro que não para de ferver composto por uma cozinha por vezes fria e robótica, por outra esparsa e vulcânica.

No show Guizado vem acompanhado por uma banda magistral: Richard Ribeiro na bateria, Meno Del Picchia no baixo, Allen Alencar em uma guitarra, Regis Damasceno na outra e Zé Ruivo nos teclados, formando um dos melhores conjuntos instrumentais de São Paulo na atualidade

Ingressos e maiores informações aqui.

Sexta-feira 09/11 | Jazz B | Toninho Ferraguti Quinteto

Toninho Ferragutti, músico, compositor, arranjador, vencedor do prêmio de melhor instrumentista pelo Prêmio da Música Brasileira em 2017, é considerado um dos mais importantes acordeonistas do Brasil. O músico transita com qualidade técnica e expressiva por diversos gêneros da música de nosso país. Neste show no JazzB, traz formação em quinteto com grandes músicos e com uma sonoridade que se aproxima do jazz.

Possui extensa participação em centenas de CDs e shows de artistas importantes no Brasil e no exterior, Toninho possui um trabalho autoral importante; possui 10 discos solo e em parceria lançados, com indicações a vários prêmios, entre eles o Grammy Latino.

O quinteto que reúne o super time – Cássio Ferreira (saxofone), Thiago Alves (baixo elétrico) e Cleber Almeida (bateria), que se baseia na formação do disco de Ferragutti, “A Gata Café” (Borandá). O repertório faz uma viagem por sonoridades do jazz, do choro, do leste europeu, do lirismo de uma valsa ou de temas mais tradicionais. Sempre com a sofisticação dos arranjos e composições e com espaço para improvisos inspirados deste grande quinteto. Imperdível!

Com Toninho Ferragutti (acordeon), Cássio Ferreira (saxofone), Thiago Alves (baixo elétrico) e Cleber Almeida (bateria).

Ingressos e maiores informações aqui.

Veja as programações completas aqui: JazzB | CCMI/JazznosFundos E concorra aos pares de ingressos preenchendo o formulário abaixo até as 11h de quinta-feira 08/11. 

Se você quer saber como obter esses benefícios, acesse nossa página Outros Quinhentos, e descubra o projeto de financiamento coletivo que sustenta o jornalismo livre e em profundidade de Outras Palavras. Para colaborar conosco e acessar todas as nossas contrapartidas, clique aqui.

Author


Avatar