Outros Quinhentos convida: Roda Viva no Rio de Janeiro!

Teatro Oficina encerra temporada do espetáculo na Cidade das Artes (RJ), neste fim de semana. Quem apoia Outras Palavras paga meia



Por Simone Paz

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir

Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá…

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração…


Trecho da canção Roda Viva, de Chico Buarque

Roda Viva, a famosa peça de teatro. Escrita por Chico Buarque em 1967, estreou com montagem do Teatro Oficina e direção de Zé Celso em 1968, no Rio de Janeiro. Virou um símbolo e voltou para cidade que a pariu 51 anos depois, numa curtíssima temporada neste final de 2019.

O espetáculo conta a ascensão e queda de Benedito Silva, um ídolo pop produto da indústria e da sociedade de consumo, e foi o primeiro texto de Chico como dramaturgo.

Na nova encenação, Zé Celso conversa intensamente com o Brasil atual e seus conflitos sociais e políticos. “O teatro é o aqui agora, ele projeta o futuro sim, mas a partir da energia presente”, define o diretor de 82 anos. E continua: “Inserimos: agronegócio, memes, notícias que acontecem a cada semana e a presença da internet, que é muito central no musical”.

Roda Viva se tornou um ícone nos anos 60 por ter colocado pela primeira vez num teatro atores nus, dançantes, debochados. Gente real, saída das multidões das ruas, que eram militantes, lésbicas, gays, negros, estudantes… a efervescência da resistência nos anos de chumbo, no revolucionário ano de 68 (leia a matéria da CULT, Gente feia, bonita, veado, sapata, hétero, negro, branco: Roda Viva 50 anos depois).

Concebida para um teatro de arena, como é o Teatro Oficina de Lina Bo Bardi em São Paulo, as arquitetas do teatro adaptaram a cenografia para o palco italiano da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, nesta temporada que encerra no dia 1 de dezembro de 2019.

Outras Palavras e o Teatro Oficina têm uma amizade de longa data. É por isso que, por meio de nosso financiamento coletivo Outros Quinhentos, damos meia-entrada aos nossos assinantes — com direito a acompanhante pagando meia também!

Basta se inscrever aqui no formulário, até as 15h de quinta-feira 28/11, e esperar seu e-mail de confirmação com as instruções.


Mais informações sobre compra de ingressos para Roda Viva no RJ (sem desconto), estão disponíveis no site da Cidade das Artes (clique aqui).

SERVIÇO

Roda Viva no RJ
Onde:
Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
Quando: até 1/12 – Sextas, 20h, sábados e domingos, 19h.
Duração: 3h30, com 15 minutos de intervalo
Indicação etária: 14 anos
Quanto: R$ 45 a R$ 120,00
Meia entrada para colaboradores de Outros Quinhentos

E para acompanhar o Teat(r)o Oficina nas redes, siga:

https://www.instagram.com/oficinauzynauzona/

https://www.instagram.com/bensilverofficial/

#aRodaVivaéOutrosQuinhentos #arodavivaéocu

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: