Outros Quinhentos convida para lançamento de Desterros, com sorteio de exemplares grátis
Em novo livro, Editora Elefante aborda casos de detentos no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, pelo olhar de uma psiquiatra. Lançamento ocorre nesta terça-feira 14/02, na redação de Outras Palavras (SP)
Publicado 11/02/2017 às 18:28 - Atualizado 15/02/2019 às 16:51
Em novo livro, Editora Elefante aborda casos de detentos no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, pelo olhar de uma psiquiatra. Lançamento ocorre nesta terça-feira 14/02, na redação de Outras Palavras (SP)
Por Simone Paz Hernández
Natalia Timerman é a médica psiquiatra e psicanalista por trás do árduo e sensível trabalho de elaboração deste livro. Em Desterros – histórias de um hospital-prisão, encontramos testemunhos de detentas e detentos encaminhados ao único estabelecimento de saúde do sistema penitenciário de São Paulo, que Natália vem recolhendo desde 2012.
Este é seu livro de estreia, que contará com festa de lançamento na casa que abriga a redação de Outras Palavras no Bixiga (Bela Vista, São Paulo). Para quem financia este site, por meio de doações mensais ou anuais, haverá o sorteio de três exemplares grátis, se inscrevendo no formulário abaixo até as 15h de terça-feira 14/02.
Caso você ganhe um desses livros e possa vir, pegue seu livro aqui mesmo conosco. Caso não esteja em SP, nós aproveitaremos o lançamento para pedir à autora um autógrafo e enviaremos para você por correio.
A seguir, um trecho da resenha de Bruno Zeni sobre o livro:
O livro traz informações e reflexões surpreendentes, mesmo para aqueles habituados ao trabalho na prisão ou em um ambiente de internação, como o hospital. A autora chama a atenção para a maneira estereotipada com que detentos e funcionários se comunicam uns com os outros. Registra o uso de desenhos e da decoração das celas como forma de os detentos tentarem criar individualidade e noção de pertencimento.
Descreve como as puérperas, as mães que acabaram de ter filhos, vivem e sofrem a maternidade no cárcere. Observa os efeitos da prisão no olhar e na evolução da habilidade manual dos bebês. Percebe o tempo na prisão, monótono, mas nunca parado. Indaga-se a si própria sobre suas capacidades, como na reflexão sobre o uso excessivo da maquiagem das detentas em dias de visita. Seria indício de um quadro de mania psicótica, pergunta-se a autora, recorrendo aos seus saberes técnicos e científicos, para logo se corrigir, por meio de um saber adquirido no contato com esse mundo tão surpreendente. O excesso de maquiagem condensa a saudade e acumula esperança de beleza futura e duradoura.
O quê: Lançamento do livro Desterros, de Natalia Timerman
Onde: Ateliê do Gervásio / Outras Palavras – Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista – São Paulo
Quando: Terça-feira 14/02 à partir das 19h00 (veja evento no Facebook, aqui)
Quanto: a entrada ao evento é gratuita, haverá venda de comidinhas e bebidas por preço amigo. O livro custa R$40,00.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos