O arrojado anticolonialismo de Amílcar Cabral

Coletânea da Expressão Popular reúne discursos do revolucionário guineense que abordam a conexão entre luta pela independência, cultura e educação – fundamentais para a construção da identidade nacional e superação do colonialismo. Sorteamos dois exemplares

Retrato de Amílcar Cabral em um muro na cidade de Bafatá, Guiné-Bissau | Reproduzida no portal Liberation School

“[…] a libertação nacional e a revolução social não são mercadorias de exportação. São (e sê-lo-ão cada dia mais) um produto de elaboração local — nacional — mais ou menos influenciável pela ação dos fatores exteriores (favoráveis e desfavoráveis), mas determinado e condicionado essencialmente pela realidade histórica de cada povo.”

Trecho retirado do escrito A arma da teoria, de Amílcar Cabral


Tal lúcida e arrojada colocação foi proferida por ninguém menos que um dos um dos principais arquitetos da luta anticolonialista, um dos fundadores do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA): o lendário educador guineense Amílcar Cabral.

Sua visão política, que unia pan-africanismo, socialismo e a afirmação da identidade cultural, influenciou de maneira direta e decisiva os processos de libertação em várias partes do continente africano.

Esse ano, comemora-se seu centenário de nascimento. Em homenagem a um marco tão especial, a Expressão Popular lançou a obra Amílcar Cabral: Discursos Anticoloniais, que reúne um conjunto significativo de intervenções do líder revolucionário.

Outras Palavras e Expressão Popular irão sortear dois exemplares de Amílcar Cabral: Discursos Anticoloniais, de Amílcar Cabral, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 25/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Ao longo de sua vida, Cabral destacou-se como um defensor imbatível da independência e da dignidade dos povos africanos, sendo além de um aguerrido militante, um dos maiores pensadores do século XX.

A obra, que traz uma seleção especial de seus discursos e reflexões acerca da questão anticolonial, oferece análises afiadas sobre os múltiplos aspectos da luta pela independência, abrangendo desde o combate armado até o valor da cultura como instrumento fundamental na construção da identidade nacional.

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto em todo o site da editora, 30% em livros impressos da série Sul Global e 50% de desconto nos ebooks da série Sul Global da Expressão Popular. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Ao lado dos discursos originais, o livro conta com textos de estudiosos que situam a obra de Cabral no contexto das lutas continentais contra o colonialismo e o imperialismo, destacando a relevância de suas ideias para os movimentos de emancipação não só na África, mas também em outras partes do mundo, como América Latina e Caribe.

Em seus discursos, Cabral sublinha que a libertação dos povos não se restringe à luta militar, na verdade está profundamente relacionada ao acesso ao conhecimento e à construção de uma consciência crítica, elementos fundamentais para superar a opressão imposta pelo colonialismo.

Argumentou em diversos de seus escritos e discursos que a maior fraqueza dos movimentos de independência era a falta de um conhecimento aprofundado da realidade histórica dos povos colonizados, algo que procurava reverter ao enfatizar a educação como um eixo central na formação da luta revolucionária.

Suas ideias influenciaram não apenas a luta anticolonialista, mas movimentos sociais em diversas partes do mundo, como o Movimento Negro Unificado (MNU) no Brasil e figuras como Paulo Freire, que ajudaram a difundir suas teorias sobre a educação popular e a consciência histórica.

Amílcar Cabral: Discursos Anticoloniais é uma oportunidade de revisitar suas palavras e refletir como, no contexto atual, a força transformadora de seu pensamento pode inspirar e educar gerações de novos militantes e pensadores.

Essa matéria faz parte de uma seleção especial de sorteios do Outros Quinhentos no mês de novembro. A primeira matéria abordou o antirracismo popular e revolucionários movimento negro dos anos 60/70 nos EUA. Para acessá-la é só clicar aqui. Até o Dia da Consciência Negra, 20/11, homenagearemos figuras e temas centrais da luta pela libertação negra. Não perca!


Em parceria com a Expressão PopularOutras Palavras irá sortear dois exemplares de Amílcar Cabral: Discursos Anticoloniais, de Amílcar Cabral, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 25/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *