EUA: Por um antirracismo popular e revolucionário

Coletânea da Autonomia Literária resgata importantes textos do movimento negro estadunidense. Analisam as questões de classe do país, criticando o antirracismo liberal e destacando a organização histórica desses movimentos. Sorteamos três exemplares

“Todo o poder para o povo” (All Power to the People), 1969, por Emory Douglas | Fonte: Arts, artists, artwork

A luta pela liberdade e pela dignidade é uma herança que transcende gerações. Desde o período da escravizadão colonial até os dias de hoje, muitas batalhas foram travadas contra o racismo e a desigualdade. O que se aprende com essa história é que apenas uma organização coletiva e combativa conquista mudanças, sejam elas pequenas ou grandes.

O livro Raça, Classe e Revolução – A Luta pelo Poder Popular nos Estados Unidos, resgata o legado de movimentos revolucionários como o Partido dos Panteras Negras, os Jovens Senhores, as Boinas Marrons e outros grupos que, ao longo das décadas, desafiaram a opressão racial e as estruturas de classe nos EUA.

Outras Palavras e Autonomia Literária sortearão três exemplares de Raça, Classe e Revolução – A Luta pelo Poder Popular nos Estados Unidos, organizado por Jones Manoel e Gabriel Landi, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 11/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

A obra, organizada por Jones Manoel e Gabriel Landi e publicada pela Autonomia Literária, é uma contribuição significativa para reverberação dessa história.

Os textos presentes na coletânea, inéditos em português, revelam a profundidade da luta antirracista, que vai além das manifestações de mercado que frequentemente dominam o discurso contemporâneo.

Com uma crítica incisiva ao antirracismo liberal, o livro apresenta um antirracismo socialista que resgata o legado radical da Coalizão Arco-Íris, uma aliança entre diversos movimentos que buscavam solidariedade e resistência em um contexto de brutalidade policial e opressão.

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da Autonomia Literária. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Os escritos dos Panteras Negras, de H.P. Newton e Fred Hampton, por exemplo, oferecem um olhar contundente sobre as injustiças sociais e raciais e sua íntima ligação com o capitalismo.

Os textos além de documentar a luta pela igualdade, exploram como a intersecção entre raça e classe molda a experiência da população negra nos EUA.

Além disso, as contribuições de outros grupos, como os Jovens Patriotas e o movimento chicano, ampliam o escopo da discussão, evidenciando outras camadas de complexidade.

O prefácio da obra apresenta uma análise poderosa sobre a democracia liberal burguesa e suas falhas. Nele, os organizadores abordam o racismo estrutural, a brutalidade policial e a história de violências contra as minorias, destacando as semelhanças com práticas de regimes totalitários.

A reflexão é essencial para entender como as narrativas sobre liberdade e democracia muitas vezes se omitem em relação às realidades vividas por aqueles que historicamente foram marginalizados.

Além de sua relevância acadêmica, o livro serve como um recurso prático para militantes e educadores, trazendo uma riqueza de informações contextualizadas por notas de rodapé que ajudam a situar os leitores em um período histórico complexo.

O material se torna uma ferramenta para entender o passado e alimentar o espírito da luta presente e futura por uma sociedade consciente e emancipada.

Esta é a primeira matéria de uma seleção especial de sorteios do Outros Quinhentos no mês de novembro. Até o Dia da Consciência Negra, 20/11, homenagearemos figuras e temas centrais da luta pela libertação negra. Não perca!


Em parceria com a Autonomia Literária, Outras Palavras irá sortear três exemplares de Raça, Classe e Revolução – A Luta pelo Poder Popular nos Estados Unidos, organizado por Jones Manoel e Gabriel Landi, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 11/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *