Contra a barbárie: educação popular
Em obra da Editora Elefante, 65 autores celebram o legado de Paulo Freire. No volume, que é como um livro-síntese, estão reunidas experiências de práticas pedagógicas críticas e libertadoras que ampliam a potência do método freiriano. Sorteamos dois exemplares
Publicado 19/09/2024 às 16:00 - Atualizado 19/09/2024 às 16:08
No dia 19 de setembro de 1921, há 103 anos, nascia Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Sua vida foi inteiramente dedicada a promover uma educação que pudesse transformar vidas e comunidades inteiras.
O método que o pedagogo desenvolveu é conhecido como libertador por dar vazão à consciência crítica ao passo que alfabetiza, sendo especialmente transformador na alfabetização de adultos, os incentivando a abandonar percepções de subalternidade arraigadas.
Seu legado nos inspira a questionar relações de poder e a lutar por uma sociedade justa e igualitária.
Em homenagem a este dia especial, apresentamos o livro Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie, organizado por Joana Salém Vasconcelos, Maíra Tavares Mendes e Daniela Mussi, uma equipe comprometida com a educação crítica e emancipadora.
Lançado pela Editora Elefante, a obra é uma espécie de livro-síntese, fruto de 15 anos de experiências político-educativas da Rede Emancipa e 5 anos da Universidade Emancipa e Universidade Federal do ABC, em celebração aos 100 anos de Paulo Freire.
Outras Palavras e Editora Elefante irão sortear dois exemplares de Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie, organizado por Joana Salém Vasconcelos, Maíra Tavares Mendes e Daniela Mussi, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 30/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Com a contribuição de 65 autores, entre pesquisadores e ativistas, além de educadores que chegaram a atuar com Freire, a obra é uma coletânea que amplia os próprios horizontes da teoria freiriana, expressando um rico acúmulo de pesquisa e prática na área de educação popular e pedagogia crítica em uma perspectiva internacional.
Dividido em apresentação e outras três partes, os textos abordam questões como: quais são as possibilidades pedagógicas em tempos de barbárie; as ressignificações dessa pedagogia e suas tensões com o marxismo e os feminismos; a importância do método para o trabalho popular no campo e pela luta por reforma agrária, como também para a luta do povo Tupinambá de Olivença.
Volume também se dedicada às experiências práticas de educação popular da Rede Emancipa e coletivos aliados que vão além das fronteiras brasileiras, como sua ação no Chile, em Morena, no México, e o caso do projeto internacionalista Brasil-África, baseado em Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e Brasil, através do suporte da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (Unilab).
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da Editora Elefante. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Ao longo da obra são construídas reflexões que desafiam a visão tradicional da educação. Além disso, no escrito, a educação popular irradia em sua força de transformação que instiga o grito de vozes silenciadas, promove a organização coletiva e alimenta o diálogo-luta, além de propor uma tensão criativa entre a educação popular e a universidade.
Os textos convidam os leitores a um engajamento ativo e crítico para compreender e vivenciar a educação como um ato de liberdade.
Em parceria com a Editora Elefante, Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie, organizado por Joana Salém Vasconcelos, Maíra Tavares Mendes e Daniela Mussi, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 30/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos