Hedra Editora, nossa mais nova e ilustre parceira

Desde 1998, a iniciativa difunde obras que iluminam as complexidades sociais e o pensamento libertário. Agora, ela chega para fortalecer nossa rede de economia solidária. Quem apoia nosso jornalismo concorre a livros e tem 20% de desconto

Nossa rede de economia solidária acaba de ganhar mais um nó. A Hedra Editora chega para compor nossa trama de possibilidades para construir um outro mundo.

Lembrada principalmente por seu infindável catálogo de edições de bolso, a editora iniciou seus trabalhos em 1998 e desde então mantém uma produção editorial diversa, com livros que promovam o pensamento progressista e libertário contemporâneo, que estimulem reflexões e debates críticos e que vão além do circuito editorial eurocentrado.

Outro compromisso da Hedra é com um projeto de resistência e democratização. Para isso, a iniciativa vem criando circuitos entre os clássicos que resistem ao tempo, o pensamento crítico contemporâneo e narrativas de vozes historicamente marginalizadas.

Tal trabalho abrange desde os chamados universais até manifestações populares brasileiras, sempre com um olhar atento às transformações sociais e políticas.

As obras recém-lançadas demonstram esse empenho, que pode ser atestado em títulos como Pai contra mãe: as origens perdidas de Luiz Gama, Njeddo Dewal, mãe da calamidade, Poesia em tempos difíceis (Bilíngue), de Bertolt Brecht (você pode conferir sete de seus poemas e uma entrevista com o tradutor em nossa matéria) e As big techs e a guerra total – O complexo militar-industrial-dataficado, de Sérgio Amadeu (Um de nossos mais antigos colaboradores. Há um capítulo disponível em nosso site, leia aqui).

Nesses 28 anos, a Hedra consolidou-se como uma voz fundamental no cenário intelectual brasileiro, seguindo com seu compromisso de publicar clássicos que vão muito além de meras relíquias do passado. 

Em 2024, o livro Direito (1870-1875): Obras Completas de Luiz Gama, organizado por Bruno Rodrigues de Lima, venceu o primeiro lugar no Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Direito. O escrito é um compilado de textos inéditos do advogado e abolicionista brasileiro e revela suas estratégias jurídicas para a libertação de escravizados. 

Para a editora, obras como A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói, A escrava, de Maria Firmina dos Reis, Diário parisiense e outros escritos – A nova literatura francesa de Proust, Gide e Valéry, de Walter Benjamin (ambas lançadas pela editora), são ferramentas vivas e atuais para entender e transformar o nosso presente.

Como uma “editora de permanências”, seu foco está na qualidade do que resiste. E resiste em múltiplas plataformas: utilizando softwares livres, ela leva seu conteúdo em tinta, pixels e ondas sonoras, garantindo acesso amplo e diverso.

Esta parceria nasce de uma convergência de valores. Assim como a Hedra, acreditamos no poder das ideias para fomentar reflexão crítica e debate público. Nosso objetivo comum é difundir conhecimento, cultura e pensamento que iluminem as complexidades da sociedade e do indivíduo.

A partir de agora, quem lê o Outras Palavras terá acesso privilegiado a resenhas, entrevistas com autores, curadorias especiais e debates estimulados pelo catálogo provocativo da Hedra. Juntos, vamos ampliar o diálogo e oferecer conteúdo que não apenas informa, mas também inquieta e inspira.

Sejam bem-vindos a este novo capítulo. Que possamos, lado a lado com a Hedra, incentivar a leitura que questiona, que liberta e que permanece.

Uma parceria para pensar o tempo – e para resistir a ele.


Mas a melhor notícia vem agora!

Quem apoia o Outras Palavras, através doOutros Quinhentos, tem 20% de desconto em todo o siteda Hedra Editora

Quer ter acesso às contrapartidas da rede de mais de vinte parceiros de Outras Palavras, entre editoras, revistas, casas de espetáculos culturais, plataformas de cursos online, serviços de streaming e fazendas agroecológicas? 

Não perca tempo: conheça os planos da rede Outros Quinhentose aproveite os sorteios, descontos e gratuidades exclusivos para quem colabora com nosso jornalismo.


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *