O Ártico que ensina a caminhar com os sonhos
Obra da Editora 34 conta a luta de povos originários da Sibéria e do Alasca para preservar suas tradições. No livro, a francesa Nastassja Martin entrelaça relato pessoal e pesquisa antropológica através de uma narrativa lírica e poética. Sorteamos um exemplar
Publicado 04/09/2024 às 18:19 - Atualizado 05/09/2024 às 18:33
A Leste dos Sonhos, de Nastassja Martin, é um relato de viagem e uma reflexão pessoal sobre a experiência da pesquisadora entre os povos indígenas na Sibéria. Foi lançado no Brasil pela Editora 34, com tradução de Camila Vargas Boldrini.
Outras Palavras e Editora 34 sortearão um exemplar de A Leste dos Sonhos – Respostas even às crises sistêmicas, de Nastassja Martin, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 16/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Martin é uma antropóloga e escritora de origem francesa. Sua obra mais recente mistura narrativa pessoal e literatura utilizando elementos de sua pesquisa antropológica.
A pesquisa mergulha no universo dos povos originários do Alasca e da Península de Kamchatka, respectivamente os Gwich’in e os Even. Ambos buscam manter um modo de vida que respeite suas ancestralidades, mas que é constantemente ameaçado pelas dinâmicas desenvolvimentistas e de “adestramento civilizatório”.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 30% de desconto em obras selecionadas da Editora 34. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Seguindo a rica narrativa estabelecida em seu aclamado trabalho anterior, Escute as Feras (2021), onde narra em detalhes o ataque que sofreu de um urso, Martin agora examina o contexto histórico e global que molda a vida dos povos no “Grande Norte”, em lugares que diversas são lembrados como inóspitos.
O livro aborda as histórias de vidas e os desafios enfrentados por personagens já apresentados em outras obras da antropóloga, elaborando um quadro histórico e amplo que abrange desde a colonização russa da Sibéria, no século XVI, até as atuais crises climáticas e econômicas. Além de explorar temas como identidade, cultura e a relação entre o eu e o outro.
Em A Leste dos Sonhos, Martin investiga a luta contínua desses povos para manter suas tradições e identidade frente a uma série de pressões externas. A autora analisa como a colonização, o colapso da União Soviética, a exploração capitalista e a acelerada mudança climática ameaçam esses modos de vida.
Seu olhar atento e reflexivo, aborda a persistência cultural de povos que buscam preservar suas práticas tradicionais diante da necessidade de viver e estar em negociação com o mundo mercantilizado.
A pesquisadora acompanha como os Gwich’in têm sido encurralados por empresas de petróleo que fazem prospecções em seus territórios, como conta a antropóloga Hanna Limulja na orelha do livro.
.
.
Também acompanhamos o retorno da família de Dária, do povo Even, à floresta boreal. As conversas entre Martin e Dária percorrem “toda a gama da vida e da cosmogonia Even”.
.
.
Além disso, por meio da escrita lírica e poética de Martin, adentramos o mundo mitológico e espiritual dos Even, conhecemos suas crenças animistas e seus sonhos. Seu estilo adensa uma camada emocional e subjetiva da narrativa. Isso ajuda a transmitir a complexidade das experiências e a profundidade das reflexões da autora.
Para os Even, os sonhos são uma forma de conexão com o mundo espiritual, é nos sonhos que se busca uma compreensão mais profunda do equilíbrio entre o mundo físico e o espiritual, além de respostas para lidar com as adversidades, ajudando na formação e organização da vida. Algo muito semelhante à experiência yanomami.
Dessa maneira, a obra oferece uma perspectiva sobre como essas tradições ajudam a moldar as resposta desse povo às mudanças drásticas que enfrentam desde os tempos da colonização russa.
Martin evita o exotismo e o paternalismo ao descrever as experiências dos Even, focando em uma escuta paciente e uma representação respeitosa e informada das suas realidades e desafios.
Refletindo como o contato entre culturas diferentes pode influenciar a identidade pessoal e a percepção de mundo, Martin também observa sobre como suas próprias experiências e identidade foram moldadas por sua imersão na cultura siberiana.
SOBRE A AUTORA
Nastassja Martin é uma antropóloga francesa renomada por sua abordagem sensível e introspectiva. Seu trabalho, que combina pesquisa acadêmica com uma narrativa pessoal e reflexiva, explora as interações entre culturas indígenas e as pressões do mundo moderno. Martin já estabeleceu uma sólida reputação com obras como Escute as Feras, onde começou a construir um diálogo profundo com os povos indígenas da Sibéria e do Ártico. Em A Leste dos Sonhos, ela expande essa conversa para oferecer uma visão mais abrangente e contextualizada das mudanças enfrentadas pelos Even.
Em parceria com a Editora 34, o Outras Palavras irá sortear um exemplar um exemplar de A Leste dos Sonhos, de Nastassja Martin, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 16/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos