Terra em Transe debate Desinformação e Fake news: Impactos sociais e políticos das notícias falsas

In PROGRAMAS
WhatsApp Image 2020-06-02 at 12.01.34

Nesta próxima quarta-feira, 03/06 às 18h30, o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) retorna à programação universitária da TVPUC, com o Programa Terra em Transe que será transmitido semanalmente no Canal Universitário de São Paulo (CNU).

A desinformação e a disseminação de notícias falsas são problemas que atravessam fronteiras — e a pandemia de COVID-19 se tornou mais um dos terrenos da disputa de narrativas entre grupos políticos. Da defesa sem evidências científicas do uso de hidroxicloroquina para curar a COVID-19 até a sugestão da ingestão de desinfetantes, líderes mundiais como Donald Trump e Jair Bolsonaro usam as “fake news” para acenos políticos: do empresariado interessado em reabrir o comércio aos milhares de autônomos e desempregados.

Eleitos em contextos de fortes mobilizações de redes de disseminação de informações falsas, Bolsonaro e Trump, representantes dos países que ocupam o topo da lista de infectados e mortos pela COVID-19, enfrentam novas resistências ao compartilhamento de “fake news”. Tanto o Instagram, quanto o Twitter já sinalizaram publicações duvidosas das contas presidenciais e, hoje, apoiadores de Bolsonaro já respondem investigações do Inquérito sobre “fake news” do Supremo Tribunal Federal.
Mas quando as notícias falsas começaram a competir com a imprensa tradicional? Como podemos diferenciar as fake news da disseminação de conhecimento enviesado? Em que meios circulam essas informações?

Para responder essas perguntas e entender de que formas é possível lidar com as notícias falsas, contaremos com a presença da editora de projetos especiais da agência de checagem de notícias, Aos Fatos, Bárbara Libório e com os pesquisadores Vitor Sion, Isadora Sousa, Rodrigo Amaral e Bárbara Blum.

Join Our Newsletter!

Love Daynight? We love to tell you about our new stuff. Subscribe to newsletter!

You may also read!

foto texto montenegro

O novo governo do Montenegro: um desafio à hegemonia ocidental nos Bálcãs ?

Após a histórica vitória de forças de oposição na eleição parlamentar realizada em agosto, o Montenegro passou por um

Read More...
Foto: Reuters

Impeachment de presidente peruano propõe novos desafios à democracia do país

Um dos presidentes mais populares de sua geração, Martin Vizcarra foi afastado da presidência do Peru no dia 9

Read More...
imagem chile

O interregno chileno em perspectiva histórica: a disputa do horizonte após a aprovação das mudanças constitucionais

A aprovação do plebiscito para a elaboração de um novo texto constitucional no último dia 25 abre uma nova

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu