Ciclo Mostra Documentários: a imigração em debate no Festival de Cultura da PUC-SP

In EVENTOS
festival da cultura puc

Documentários e curtas-metragens reforçam a importância da reflexão em evento que marca aniversário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Por: Victória Perino Rosa

Em celebração aos seus 71 anos, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), através da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PróCRC), organizou uma série de eventos que destacam seu papel democrático e político na sociedade. As atividades, que tiveram início na última segunda-feira (7) e se estendem até o dia 22 de agosto, têm como pano de fundo a questão dos migrantes e refugiados. O evento contará ainda com apresentações musicais, gastronômicas, debates e a reabertura do Museu de Cultura.

Na tarde da última terça-feira (8) o professor de Relações Internacionais da PUC-SP, assessor da PróCRC e coordenador do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP), Reginaldo Nasser, esteve presente no primeiro Ciclo Mostra Documentários cujo tema é “O estrangeiro e a cidade: olhares sobre a imigração contemporânea no Brasil”. A proposta da exposição, realizada pelo Centro de Pesquisas Sociossemióticas, é promover reflexão e desmistificar os estereótipos relacionados aos processos migratórios através de curtas-metragens.

O primeiro curta exibido, “Janelas para o Mundo” (2008), dirigido por Sidney Schroeder, se passa na cidade do Rio de Janeiro, na região do comércio da Saara. Ainda que seja clara a preocupação estética com a produção, a narrativa retrata a vida de imigrantes através de um enredo romantizado. As histórias contadas ao espectador, em sua totalidade, por homens, buscam reconstituir a chegada e o passado de imigrantes a partir de uma visão estereotipada sobre a integração e a vida no Brasil. Vende-se, novamente, o país acolhedor-pacífico-carnavalesco-libertador que em quase nada nos remete à realidade. O curta também coloca de lado os conflitos de classe, questão chave para o entendimento das migrações, dissolvendo e homogeneizando homens de diferentes posições sociais e regiões para encaixá-los em uma -suposta existente- comunidade árabe.

imagem 1 mostra

Imagem retirada de uma cena do curta “Janelas para o Mundo”

Já o curta “Armat Jakawinaka – Vidas Ausentes” (2013), dirigido por Ronaldo Dimer e vencedor prêmio de melhor filme no 6º Filmworks Film Festival, da Academia Internacional de Cinema (AIC) em 2015, aborda a exploração do trabalho de imigrantes. O enredo se dá em torno de Rosa, imigrante boliviana que trabalha em uma oficina de costura na cidade de São Paulo. Além de passar por questões relacionadas ao debate de gênero, como aborto e machismo, o curta evoca elementos culturais trazidos por Rosa e seu companheiro, que trabalha na mesma oficina. O espectador é surpreendido pela apresentação e valorização de elementos poéticos indígenas, e pelo idioma falado entre os personagens, não o espanhol, mas sim o aimará, uma das línguas indígenas reconhecidas oficialmente na Bolívia no governo de Evo Morales.

imagem 2 mostra

Imagem retirada de uma cena do curta “Armat Jakawinaka – Vidas Ausentes

O diretor esteve presente na PUC-SP durante a Mostra e explicou que o curta foi resultado de uma pesquisa acadêmica, em que imigrantes bolivianos na região da Praça Kantuta eram entrevistados pelo projeto “Conexão Bolívia” para enviar mensagens aos familiares e conhecidos em outras localidades. De acordo com Ronaldo, a escolha do idioma aimará partiu da própria produção em “uma tentativa de tentar passar e alavancar a questão indígena como uma beleza distinta, que não está presente em muitas produções ” além de se tratar de uma opção “política e descolonizadora, tanto no corpo dos personagens quanto no idioma”.

A Mostra de Documentários acontece na PUC-SP até a próxima quinta-feira (10) e é aberta ao público em geral. A programação completa do Festival de Cultura você confere aqui: http://j.pucsp.br/sites/default/files/programacao_festival_da_cultura.pdf

 

Assista aqui o curta “Janelas para o Mundo” completo:

https://www.youtube.com/watch?v=BA-IdbUp-_o

 

Assista aqui o Teaser de “Armat Jakawinaka – Vidas Ausentes”:

https://www.youtube.com/watch?v=Dcmm8frgHXg

 

 

Join Our Newsletter!

Love Daynight? We love to tell you about our new stuff. Subscribe to newsletter!

You may also read!

Terra em Transe #7 – Angelo Segrillo: a era Putin na Rússia

  Vladimir Putin está no poder na Rússia há pouco mais de duas décadas. Durante este período, os caminhos

Read More...
putin rzhev kremlin

Emendas constitucionais afirmam legado e esboçam futuro da era Putin na Rússia

Votação nacional realizada na Rússia entre 25/06 e 01/07 aprovou pacote de emendas constitucionais que permite a Vladimir Putin

Read More...
Arte: Agência Pública e The Intercept

O FBI e a Polícia Federal, parceiros de longa data

Foto: Agência Pública e The Intercept Novas revelações sobre relações entre o FBI e a PF reforçam um longo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu