Outros projetos nos comovem

Entre eles, teia de auto-informação horizontal e circuito de colaboração não-mercantil entre publicações independentes

.

Da Redação

Lançado em 2010, o site Outras Palavras é a primeira etapa de um projeto maior. Estamos convencidos de que o advento das redes e da Comunicação Compartilhada não substituiu o jornalismo. Ao contrário: torna-o muito mais necessário e possível. O advento de uma nova cultura política, que nossa retrospectiva 2011 evidencia com clareza, tem, entre suas características principais, a busca de autonomia. Os cidadãos não querem delegar a supostos representantes, eleitos a cada quatro anos, seus projetos e desejos de futuro. Procuram construí-los cotidianamente, por meio de atitudes, escolhas e ações.

Mas se já não confiamos em líderes iluminados para fazer por nós estas escolhas, então cada um de nós precisa estar, a cada momento, informado dos fatos e seus contextos. Enredados em teias de interesse político e empresarial, os jornais tradicionais são, há muito, incapazes de prestar este serviço. Eles passarão; o jornalismo precisará ser resgatado. As redes permitem realizar tal resgate de forma participativa e democrática.

Muitas ferramentas colaborativas poderão servir a este esforço. Este ano, criamos duas. A partir do segundo semestre, nosso Blog Coletivo reuniu um grupo de colaboradores disposto a acompanhar temas nacionais e internacionais relevantes. Não o fazem subordinados a um comando. Porém, concordam em estabelecer, entre si e com a redação de Outras Palavras, coordenação editorial. A experiência, que se estendeu entre outubro e dezembro, será retomada em 2012, com ampliações e aperfeiçoamentos.

Também lançamos Outras Mídias. Neste site reunimos, diversas vezes por semana, uma seleção de ótimos textos publicados originalmente entre outros blogs e sites. Destacamos claramente a autoria e convidamos, por meio de links, nossos leitores a visitar os veículos citados. Ainda em 2012, Outras Mídias será reforçado por Mandala – um poderoso agregador de conteúdos por meio do qual será possível visualizar as últimas atualizações de centenas de publicações, organizadas por assunto.

Outras Palavras prepara mais iniciativas para o próximo ano. A ênfase geral será ampliar os espaços de participação dos leitores: na sugestão de textos e novos colaboradores, na construção coletiva de conhecimento sobre certos temas e na própria sustentação material dos sites — que permanecerão abertos e gratuitos, sempre. Uma reforma gráfica, já em fase final de implantação, sinalizará o início da nova etapa, no primeiro trimestre de 2012.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *