Chéri à Paris: Brasiliá à Paris

“No dia em que inventarem o teletransporte, o viajante que porventura desembarcar ali vai olhar muito desconfiado em volta e pedir reembolso”

.

(Chéri à Paris, por Daniel Cariello)

Projetada por Oscar Niemeyer, a sede do Partido Comunista Francês é um pedaço de Brasília no meio de Paris. No dia em que inventarem o teletransporte, o viajante que porventura desembarcar ali vai olhar muito desconfiado em volta e pedir reembolso do bilhete, alegando que chegou ao país errado.

– Ué, desci em Brasiliá?

– Non, monsieur, Paris.

– Tá tirando onda comigo, rapaz?

Embora já tivesse passado diversas vezes em frente à incrível construção modernista, ontem finalmente tive a chance de conhecê-lo por dentro, aproveitando que por ali havia um vernissage de uma exposição de quadros justamente sobre a capital brasileira. Assim matei a curiosidade e a fome de uma vez só. E pude apreciar o belo projeto niemeyriano bicando salgadinhos frios e refrigerantes quentes financiados pela bolsa artista dos camaradas franceses, que estão precisando liberar uma nova verba para um microondas e um frigobar. De preferência made in China.

Em frente à recepção havia um sujeito descabelado e com cara de artista incompreendido. Cheguei pra falar com ele e me identificar como provavelmente o único brasiliense presente.

– É você o pintor?

– Pas du tout. Ele está ali. – E me mostrou um engomadinho com cara de recepcionista.

Deixei o engomadinho no seu canto e engatei um papo com o descabelado, que me contou ser o responsável pelas visitas guiadas no prédio e me perguntou se eu era mesmo de Brasília.

– Sou sim.

– Nascido lá?

– Oui.

– Nascido e criado?

– E batizado também.

– Batizado? Valha-me São Marx.

Curioso de ver um specimen exoticus, o cidadão me cobria de perguntas.

– Como é Brasília?

– Parece com isso aqui.

– E as pessoas?

– Parecem com as que estão aqui também, duas pernas, dois braços e uma só cabeça.

– E o Lúcio Costa?

– Esse também tem duas pernas, dois braços e uma só cabeça.

– É verdade que ele é meio francês?

– É, nasceu em Toulon, sul da França.

– Por quê?

– Talvez porque seus pais estivessem por lá na época. Ou ao menos a sua mãe.

– Isso faz um certo sentido.

Com a conversa engatada, o simpático descabelado me levou para conhecer uma sala de reuniões, na qual figurava uma enorme planta de Niemeyer, e ainda liberou o acesso à famosa cúpula, tão bonita quanto a do Congresso Nacional brasileiro. Logo me interpelou novamente.

– E o Niemeyer, você conhece?

– Conheci criança, meu pai trabalhou com ele.

– Seu pai trabalhou com o maior arquiteto do mundo?

– Ele não é tão grande assim, metro e sessenta, no máximo.

– Hã?

– Nada, eu falei isso quando era criança. Na época causou mais impacto.

E fui embora dali consciente da sorte de ser de Brasília, uma obra de arte a céu aberto. A cidade mais dessemelhante que conheço. Lugar amado por uns e odiado por outros, mas ao qual ninguém fica indiferente.

Daniel Cariello, editor da revista Brazuca, é colaborador regular daBiblioteca Diplô/Outras Palavras. Escreve a coluna Chéri à Paris, uma crônica semanal que vê a cidade com olhar brasileiro. Os textos publicados entre março de 2008 e março de 2009 podem ser acessados aqui.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *