Pelo direito de ir e vir: Outros Quinhentos sorteia livro sobre a desejada tarifa zero

“Passe livre” é lançado hoje em Niterói, em seminário internacional sobre Mobilidade. Na semana da greve mundial pelo clima, concorra a exemplares de graça e obtenha descontões na editora Autonomia Literária



Por Simone Paz

Passe Livre — as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização é o novo lançamento da Editora Autonomia Literária em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

O texto é de Daniel Santini, especialista no estudo de sistemas de mobilidade livre em diferentes países, que defende a priorização de investimentos em transporte público como melhor estratégia para combater congestionamentos e poluição. Em 2012, Daniel percorreu de bicicleta todo o trecho de terra da Transamazônica como parte do projeto Cicloamazônia. Agora, está em Niterói, até dia 18 de setembro, no seminário internacional Transporte como direito & Caminhos para a Tarifa Zero.

Leia aqui a apresentação do livro.

O texto trata sobre como a valorização do transporte coletivo pode ajudar a superar desafios crescentes para a mobilidade urbana e minimizar os impactos negativos de aplicativos baseados na precarização de direitos e na falta de regulamentação.

Para concorrer a um dos 2 exemplares que temos em sorteio, preencha este formulário até sexta-feira 20 de setembro. Lembre-se que para participar também é necessário ser colaborador de nosso financiamento coletivo, Outros Quinhentos.


Se você não ganhar, não se preocupe, temos cupons de desconto de 25% para adquirir este e/ou outros títulos incríveis da Editora Autonomia Literária. Além disso, por ser o mês da mobilidade, o livro “Passe Livre” já está com 20% de desconto: ficando de R$45 por R$36.

O resultado e o cupom de desconto, serão enviados por e-mail, após o sorteio.

Ainda sobre este título, Raquel Rolnik, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, comenta:

Neste livro, a tarifa zero, política pública que traduz, na prática, uma das dimensões do acesso universal ao transporte, aparece não como horizonte utópico, mas como apresentação e discussão de experiências concretas em diversas cidades do mundo. Trata-se portanto de uma leitura importante para quem acredita que as políticas urbanas podem abandonar o senso comum e as receitas prontas e ousar reinventar a gestão da cidade.

Desejamos boa sorte! E que você sempre prefira os transportes alternativos, como ir a pé, de bicicleta ou de ônibus e metrô 🙂


#tarifazero #DireitoAoTransporte

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: