Outros Quinhentos oferece A economia do conhecimento

Novo livro de Mangabeira Unger, lançado pela editora Autonomia Literária, aborda o potencial includente da economia do conhecimento. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a cinco exemplares

Por Autonomia Literária

Surge nas principais economias do mundo nova vanguarda da produção, a economia do conhecimento. Em cada setor da economia, porém, aparece como franja que exclui a grande maioria de trabalhadores e empresas. O resultado da exclusão é deprimir o crescimento e agravar a desigualdade.

Seguindo o exemplo de Adam Smith e Karl Marx, para quem a melhor maneira de compreender o regime econômico e suas possibilidades de transformação é estudar a produção mais avançada da época, Roberto Mangabeira Unger analisa o que a economia do conhecimento é e o que ela pode vir a ser. Para Mangabeira,  o aprofundamento das produção de vanguarda e sua disseminação – o vanguardismo includente —  são obras gêmeas. Juntas, têm potencial revolucionário: acelerar o crescimento, reverter a desigualdade e empoderar todos os participantes no processo produtivo.

Para operar esta transformação, é preciso mudar não apenas práticas produtivas e instituições econômicas, mas também a educação, a cultura e a política. É preciso também contar com ideias que a teoria econômica estabelecida não fornece. Em Economia do Conhecimento, seu novo livro lançado pela editora Autonomia Literária, Mangabeira esboça as grandes linhas destas alternativas de organização social e de pensamento econômico.

Você pode concorrer a um dos 5 exemplares em sorteio preenchendo o formulário abaixo até às 15h de quarta-feira, 26/09. Mas lembre-se: só se for um colaborador de Outros Quinhentos — nosso projeto de financiamento coletivo por um jornalismo independente, crítico e profundo. Se você ainda não colabora, veja como funciona, aqui

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: