Outros Quinhentos sorteia: A América Latina no cinema contemporâneo

Livro de Anelise Corseuil examina de grandes produções, como “A Missão” e “Salvador”, até obras artesanais ou de caráter militante. E debate, no plano teórico, as correntes pós-coloniais, as políticas de identidade, da narratologia e do discurso histórico

Por Editora Insular | Foto: cena do filme “A Maior Casa do Mundo”, da dupla Ana V. Bojórquez e Lucía Carreras

Como roteiro de estudos, o livro de Anelise Reich Corseuil se constitui em excelente complemento para uma mostra, que compõe um espectro que parte desde produções de grande porte, com elencos milionários (como é o caso de A Missão, de Roland Joffé, e Salvador, de Oliver Stone), até produções artesanais, de caráter militante (caso dos vídeos sobre comunidades chicanas, favelas brasileiras, Chiapas ou Cuba). Alguns desses filmes já eram acessíveis por sua inserção no mercado de vídeo (caso do road movie Diários de Motocicleta, de Walter Salles, ou do experimental Walker, de Alex Cox). Outros, de títulos menos conhecidos, são agora disponíveis pelas redes de informação (como por exemplo The World is Watching, documentário canadense sobre a Nicarágua de Jim Munro e Peter Raymont).

O universo proposto é amplo e diversificado, e em mergulhos de diferentes profundidades vai percorrer o imaginário sobre os Estados Unidos, o México, o Brasil, mas também El Salvador e a Nicarágua, com passagens pela Argentina, Chile, Venezuela e Peru. Focando mais atentamente Chiapas, La Plata ou mesmo a favela de Vigário Geral ou onde o Texas e a Califórnia margeiam o México. Recorrendo a sotaques que vão do náuatle, maia e kuna, ao espanhol, português e inglês, com todas as suas inflexões regionais.

O ponto forte do trabalho – composto de uma série de ensaios, alguns já apresentados em congressos e publicados – é a problematização do modo de representação audiovisual em seus formatos documentários ou de ficção. Por este caminho, de maneira contundente, são explorados os limites do campo, repensado o manejo das instâncias narrativas e verificadas as estéticas metalingüísticas que lidam com o espelhamento e a alusão às imagens geradas no processo de busca do real social, repletas de intertextealidades.

Um trabalho que opera numa temática contemporânea através da sensível percepção dos artifícios da linguagem.
A organização do livro se estrutura a partir de três aspectos teóricos: a produção de filmes políticos denunciatórios na década de 80; filmes transnacionais da década de 90; e a vertente alegórica e paródica do filme político.Para concorrer aos exemplares do livro, basta preencher esse formulário até às 15h de sexta–feira 07/12/2018. @s ganhador@s receberão o livro por correio. Por isso, preencha com atenção seu endereço com nome da rua, número da residência, complemento e CEP.
 

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