Contrapartidas

Outros Quinhentos regala o livro “Mulheres Livres”

Uma leitura sobre a emancipação feminina durante a Guerra Civil Espanhola. O texto foi publicado no Brasil pela Editora Elefante e tem sorteio para quem sustenta Outras Palavras

Por Simone Paz

Este ano, a Editora Elefante trouxe um livro essencial e até então inédito por aqui: Mulheres Livres: a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola. O lançamento do texto contou com tradução exclusiva de Júlia Rabahie, coordenou uma vinda da autora, Martha Ackelsberg, ao Brasil e tem edição caprichada, com fotos do acervo Mujeres Libres.

Uma relevante matéria publicada pelo Nexo Jornal, que teve acesso a uma conversa com a autora, explica ponto por ponto o movimento Mujeres Libres:

“Enquanto a Espanha se encontrava dividida por uma guerra civil entre republicanos e fascistas, disputada entre 1936 e 1939, grupos de mulheres fundaram uma organização para combater o que viam como uma “escravidão tripla”: a ignorância, ser mulher e ser trabalhadora.

Era 1936 e o movimento em questão foi chamado de Mulheres Livres. Em menos de três anos de atuação, elas mobilizaram dezenas de milhares de mulheres no país e ofereceram programas de educação e capacitação, que iam desde a alfabetização e de cursos de mecânica e elétrica à educação sexual e aulas para falar bem em público.

A experiência era pouco conhecida dentro e principalmente fora da Espanha até o lançamento do livro “Free Women of Spain”, em 1991, nos Estados Unidos, resultado da pesquisa da historiadora Martha Ackelsberg, professora emérita de política e estudos de gênero do Smith College, nos EUA.”


https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/09/27/O-que-foi-o-grupo-Mulheres-Livres-na-Guerra-Civil-Espanhola

Graças à parceria com a Editora Elefante, temos o prazer de sortear dois exemplares grátis, entre os leitores-contribuintes que colaboram com nosso financiamento coletivo, o Outros Quinhentos. Também, há um cupom de 25% de desconto para compras no site da editora, que será enviado aos participantes por e-mail, junto com os resultados do sorteio.

Para concorrer, basta completar este formulário até segunda-feira 4 de novembro.


Para mais informações sobre o livro, clique aqui

Sobre a autora:

Martha A. Ackelsberg é professora emérita de política e estudos de mulheres e gênero do Smith College em Northampton, Massachusetts, nos Estados Unidos, onde lecionou em cursos sobre política urbana, participação política, teoria feminista, teoria democrática e anarquismo. Foi muito ativa nos primeiros anos do movimento estadunidense de liberação das mulheres, envolvendo-se particularmente em questões de saúde da mulher e na transformação feminista do judaísmo. Além de Mulheres Livres, que antes de ganhar uma edição brasileira já havia sido traduzido para francês, grego, italiano e espanhol, é autora de Resisting Citizenship: Feminist Essays on Politics, Community and Democracy [Cidadania de resistência: ensaios feministas sobre política, comunidade e democracia].

Author


Avatar