Contrapartidas

Outros Quinhentos recomenda: “Esperando Foucault, ainda”

O bem humorado livro do antropólogo Marshall Sahlins tem 2 exemplares em sorteio e desconto de 20% a 30%, ao comprar no site da Editora Ubu, para quem colabora com Outras Palavras

Por Simone Paz

[…] como muitos de vocês, mantenho um caderno de notas e observações clandestinas, que vão de uma linha a muitas páginas, e do qual pensei oferecer-lhes uma seleção de comentários rabugentos a propósito de coisas que estão em voga na antropologia de nossos dias e provavelmente não deveriam estar. De saída, todavia, devo confessar que, folheando minha caderneta, ocorreu-me que Lord Keynes não disse toda a verdade sobre o que acontece a longo prazo. Pelo menos no que concerne à antropologia, duas coisas são certas, a longo prazo: uma delas é que estaremos todos mortos; mas a outra é que estaremos todos errados. Evidentemente, uma carreira acadêmica feliz é aquela em que a primeira coisa acontece antes da segunda […]

Marshall Sahlins

O livro “Esperando Foucault, ainda” é um simpático conjunto de pequenos textos e aforismos do antropólogo Marshall Sahlins, que brinca com o título do clássico “Esperando Godot”, de Samuel Beckett.

Lançado pela Ubu Editora, os textos disparam irreverentemente contra os principais conceitos e temas da virada do século XXI: capitalismo tardio, globalização, terrorismo, relativismo cultural, pós-estruturalismo, utilitarismo, pós-colonialismo. Nesta entrevista, ele comenta o capitalismo contemporâneo e o pensamento selvagem.

“O volume é composto por 50 aforismos e textos curtos em que Sahlins questiona as proporções alcançadas pela noção de poder no pensamento contemporâneo graças à atual obsessão foucaulti-gramsci-nietzscheana. Para o autor, a explicação de fenômenos sociais por meio de suas relações de poder é reducionista e amplamente difundida nas ciências humanas dos dias de hoje.”

Graças à parceria com a Ubu Editora, temos o prazer de oferecer dois exemplares em sorteio, para os colaboradores que sustentam Outras Palavras por meio do financiamento coletivo, Outros Quinhentos.

Basta se inscrever aqui, neste formulário, até quinta-feira 8/8.


Quem ganhar, receberá o livro por correio.

E se você não ganhar, a Ubu disponibiliza cupons de desconto entre 20 e 30% para nossos colaboradores, basta solicitá-lo por email: [email protected]

Com tradução de Eduardo Viveiros de Castro e Marcela Coelho de Souza, o livro é uma pequena pérola, e faz parte da coleção Exit, “um espaço editorial que busca identificar e analisar criticamente vários temas do mundo contemporâneo. Novas ferramentas das ciências humanas, da arte e da tecnologia são convocadas para reflexões de ponta sobre fenômenos ainda pouco nomeados, com o objetivo de pensar saídas para a complexidade da vida hoje. ”

Saiba mais sobre o livro e leia um trecho, aqui.

Author


Avatar