Contrapartidas

Outros Quinhentos oferece: uma autoficção de Lima Barreto

“Recordações do escrivão Isaías Caminha” foi republicado pela Expressão Popular 110 anos depois de ter sido escrito. Livro ganha sorteio para leitores que sustentam Outras Palavras

Por Simone Paz

Não é o meu propósito também fazer uma obra de de ódio; de revolta, enfim; mas uma defesa a acusações deduzidas superficialmente de aparência cuja essência explicadora, as mais das vezes, está na sociedade e não no indivíduo desprovido de tudo, […] isolado contra os inimigos que o rodeiam.
(Lima Barreto)

Com Recordações do escrivão Isaías Caminha, Lima Barreto revisitava sua própria história, escrevendo um romance de denúncia do preconceito.

O livro ganhou neste ano uma nova edição mais do que pertinente, graças à Editora Expressão Popular, parceira de Outras Palavras. “Recordações…” é o livro surpresa que foi enviado no começo de outubro, para os membros do Clube do Livro da editora, e nós estamos sorteando um exemplar entre nossos colaboradores.

Irenísia Torres de Oliveira, professora do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, inicia a apresentação desta nova edição com o seguinte trecho:

Recordações do escrivão Isaías Caminha é o primeiro romance de Lima Barreto, publicado em 1909. Desde o ano de 1900, o autor vinha trabalhando na história do estudante negro que buscava superar as dificuldades de sua condição de nascimento e se tornar doutor. Num primeiro rascunho desse romance, o estudante consegue se formar e as dificuldades são de outra espécie, envolvendo a família e sobretudo a irmã, numa trama de sedução e violência. A história da jovem seduzida acabaria se tornando outro romance, o último de Lima Barreto, Clara dos Anjos, publicado postumamente. Vê-se, assim, que as principais tentativas de ficção de Lima Barreto já traziam essas duas figuras tão significativas para sua reflexão sobre o negro no período pós-abolição: o jovem estudante negro, intelectualizado, que sonha com a ascensão social, e a mocinha negra, sonhando com o casamento e cercada dos perigos da sedução e do abandono.”

Para concorrer a este livro ou à edição de setembro do Clube do Livro Expressão Popular, basta ser nosso colaborador e preencher este formulário até sexta-feira 1 de novembro de 2019. Após isso, enviaremos o resultado do sorteio por e-mail, junto de um cupom de desconto de 20% para usar no site da editora e comprar este ou outros títulos.

No mês de setembro, o livro enviado pelo Clube foi As direitas nas redes e nas ruas: a crise política no Brasil, com organização de Esther Solano e Camila Rocha, e ele também estará presente neste sorteio especial.


Para saber mais sobre o Clube do Livro da Expressão Popular, acesse aqui. O Clube funciona como uma forma de financiamento coletivo para a editora, onde a partir de R$35/mensais, todo mês os seus membros recebem o livro surpresa sugerido pela Editora, junto da cartilha do mês do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. Além disso, têm 20% de desconto em todos os livros da Expressão Popular, com frete grátis!

Boa sorte!

E para mais informações sobre os livros, acesse:

https://www.expressaopopular.com.br

Author


Avatar