Outros Quinhentos oferece: um olhar sobre os efeitos psíquicos da violência

Em “Corpos que Sofrem”, livro da Editora Elefante, relatos, análises e experiências que revelam a face psicanalítica da brutalidade num Brasil em crise. Desconto para leitores de Outras Palavras, alguns livros grátis para quem ajuda a nos sustentar



É possível a um psicanalista, em seu consultório, emoldurar-se de livros escritos por intelectuais europeus e ignorar os sons de (oitenta) tiros, os brados de homofóbicos e racistas, o ruído metálico de presos revoltados, batendo em suas grades nos presídios? O livro Corpos que sofrem: como lidar com os efeitos psicossociais da violência?” mostra que seria, no mínimo, um grande descuido.

Editora Elefante oferece:
“Corpos que sofrem: como lidar com os efeitos psicossociais da violência?”
Org: Maria Luiza Galle Lopedote et al.
Participe do sorteio de três exemplares

Resultado de um curso de três semestres realizado pelo Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina (Cerp-SC) entre 2016 e 2017, o livro reúne algumas das experiências relatadas por pesquisadores em diversas áreas sobre a violência no Brasil. Os temas são vastos: racismo estrutural, polícia violenta, alastramento de facções criminosas, sistema penitenciário cruel, guerra às drogas, problemas imigrantes e refugiados… Em um país que sofre grandes crises estruturais, um psicanalista não pode virar a cara aos fatos.

Lembra a apresentação da obra: “Estas linhas foram escritas não com ideias anódinas, mas por corpos que sofrem. São corpos de pesquisadores que, sujos de barro, escrevem com os pés, corpos de alunos que, ao longo de três semestres, trouxeram quinzenalmente às nossas salas de aula o barulho produtivo dos equipamentos públicos de saúde e assistência social onde trabalham diariamente.”

Publicamos, hoje, um dos capítulos do livro que fala sobre como as prisões tornaram-se centros de tortura de negros e pobres. Recomendamos muito a leitura.

Quem nos traz esse tema crucial e incontornável da violência é nossa parceira Editora Elefante, a quem não poupamos elogios. Os participantes de Outros Quinhentos, o programa de financiamento coletivo de Outras Palavras, podem participar do sorteio e concorrer a três exemplares de “Corpos que sofrem: como lidar com os efeitos psicossociais da violência?” gratuitos. Basta clicar aqui. Ao restante das pessoas que nos leem, nós e a Elefante oferecemos um agrado: 10% de desconto na compra do livro, usando o cupom outraspalavras na loja da editora.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: