Alimentos, Contrapartidas, Cultura, Cursos, Restaurantes

Outros Quinhentos sugere: oficina de culinária indiana e vegetariana

Chef Govinda Lilamrta promove almoço coletivo e expõe, em seu preparo, os  principais ingredientes, as receitas-base e as premissas filosóficas de uma cozinha milenar. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a duas bolsas

Por La Matrioshka

Se “comida não é apenas boa para comer, mas também para pensar”, como disse Levi Strauss, na oficina prática de culinária indiana e vegetariana da Chef Govinda Lilamrta, o aprender-preparando não é apenas um bom método para pensar, mas também para sentir: para que os cheiros, sabores, cores e humores de cada ingrediente e suas misturas fiquem registrados no corpo e na memória afetiva de cada participante. 

Durante a oficina, será preparado um almoço coletivo — com entrada, prato principal, bebida e sobremesa –, em que os principais ingredientes, receitas-base e as premissas filosóficas, éticas, afetivas, culturais e políticas da cozinha indiana e vegetariana são apresentadas e postas em diálogo na mesa. 

Ainda compõem o tempero do encontro: pitadas de praticidade e filosofia Hare Krishna e grandes porções de economia doméstica, amor, bom humor e combinações inusitadas. 

* Após a oficina, o grupo receberá uma versão digital da apostila com as receitas. 

< Tali (combo/menu) do almoço >
* Ghee (manteiga clarificada, em que os resíduos lácteos e protéicos são eliminados, até que reste somente a parte gordurosa da manteiga. é considerada um dos óleos mais nobres na medicina ayurvédica)
* Paneer (queijo mais popular da Índia)
* Dahl de ervilha (“ensopado” feito com grãos)
* Kofta (bolinho de queijo)
* Arroz 
* Sabji (legumes com massala)
* Alu patra (rocambole crocante de batata) 
* Banana celestial ou Gulab jamun
* Suco
* Massala (mistura de ervas, especiarias e aromatizantes)

< Público >
Qualquer pessoa interessada! 

< Govinda Lilamrta >
A chef Govinda Lilamrta é negra, feminista, lésbica, ciclista, casada, mãe e criadora do projeto Casa da Govinda, que oferece alimentação vegetariana saborosa, honesta e acessível por meio de uma cozinha afetiva norteada pela ética e pelo amor. Sua trajetória começa na cozinha do templo Hare Krishna de São Paulo e segue por onze anos na cozinha do restaurante Gopala Madhava, sob orientação de sua mentora Madhava Lila. 

Desde 2010 realiza atendimentos personalizados, cursos práticos e desenvolve pratos típicos da culinária Hare Krishna Indiana com uma leve adaptação ao paladar brasileiro. Sua experiência inclui formatos diversos, desde a preparação de um jantar para o reality show “A Fazenda” até a participação do “Chefs na Rua” (Virada Cultural de 2013), quando serviu mais de 1600 porções num único dia. Dentre suas especialidades, também estão os coquetéis e refeições para eventos.

< Informações gerais >

*Data: 30/06/2018
*Horário: 10h às 15h
*Local: Ateliê do Bixiga
*Inscrição: R$ 150,00 (Confirmação da inscrição somente após o pagamento)
*Quantidade de participantes: Até 12 pessoas
*Bolsas de estudo: Para esta oficina, será oferecida uma bolsa integral. Solicite pelo formulário disponível no link https://goo.gl/yg2Rpf
*Contribuintes de Outros Quinhentos concorrem a duas bolsas integrais preenchendo o formulário abaixo até 29/06 as 12h

Realização: La Matrioshka, Casa de Govinda e Ateliê do Bixiga

Mais informações: [email protected]

Author


Avatar