Contrapartidas, Livros

Livro sobre meios de comunicação e manipulação é oferecido em Outros Quinhentos

Obra “Simulacro e Poder: uma análise da mídia”, da filósofa Marilena Chaui, tem 3 exemplares em sorteio entre membros do financiamento coletivo de Outras Palavras Por Simone Paz Hernández | Imagem: cena do filme Todos os Homens do Presidente (Alan J. Pakula, 1976) Em tempos de pós-verdade, vale lembrar que já há muitas décadas os meios de comunicação de massas vinham substituindo as noções de verdade e falsidade por credibilidade e confiabilidade. É sobre estes pressupostos que Marilena Chaui, destacada filósofa e professora universitária, se debruça para analisar a mídia e como esta compactua para o mantenimento do status quo a favor de certos setores que detém o poder. Lançado em 2006, o livro Simulacro e Poder: uma análise da mídia se mantém atual e também aborda questões relativas à democracia, aos direitos e à violência no Brasil.

Para a classe dominante de uma sociedade, pensar e expressar-se é coisa fácil: basta repetir idéias e valores que formam as representações dominantes da sociedade (afinal, como dizia Marx, as idéias dominantes de uma sociedade são as da sua classe dominante).

O pensamento e o discurso da direita, apenas variando, alterando e atualizando o estoque de imagens, reiteram o senso comum que permeia toda a sociedade e que constitui o código imediato de explicação e interpretação da realidade, tido como válido para todos. Eis por que lhe é fácil falar, persuadir e convencer, pois os interlocutores já estão identificados com os conteúdos dessa fala, que é também a sua na vida cotidiana.

Para concorrer a um dos três exemplares em sorteio, basta ser um financiador do jornalismo profundo e livre de Outras Palavras, por meio do projeto Outros Quinhentos (assine aqui) e preencher o formulário abaixo com atenção até as 14h de segunda-feira 5 de junho.