Contrapartidas

Feminismo brasileiro e o Chile dos anos 70, nas leituras do Outros Quinhentos

Dois livros da Expressão Popular: um de Heleieth Saffioti, outro de Ruy Mauro Marini. Ambos abordam as lutas de classes e estão em sorteio para quem financia o jornalismo independente de Outras Palavras

Por Simone Paz

Nos anos 70, enquanto durou a Unidade Popular no Chile, Ruy Mauro Marini morou lá, trabalhando como professor. Marini era cientista social e economista, e se destaca por ser um dos autores da Teoria da Dependência. Porém, grande parte de sua obra não é conhecida no Brasil, pois sempre escreveu desde o exílio e em espanhol.

Seu livro O Reformismo e a Contrarrevolução — Estudos sobre o Chile, procura mostrar, através de ensaios e artigos, a lógica interna à política da Unidade Popular de Allende, para tornar visível a dialética que conduz ao reformismo e à contrarrevolução, que culminou com o Golpe Militar de Augusto Pinochet, em 1973.

Embora estude o Chile na década de 1970, O reformismo e a contrarrevolução é um livro imprescindível à compreensão do Golpe de 2016 no Brasil e de seus desdobramentos.

O texto é a escolha do Clube do Livro da Editora Expressão Popular para o mês de novembro e temos um exemplar em sorteio para quem financia Outros Quinhentos (continue a leitura e chegue ao quadro amarelo abaixo para saber como concorrer).

Também este mês, a Expressão Popular tem outro título homenageado: comemorando os 50 anos de A Mulher na Sociedade de Classes — Mito e Realidade, de Heleieth Saffioti.

Heleieth, já no final da década de 1960, anunciava que a emancipação das mulheres no Brasil está atrelada à emancipação dos trabalhadores e das trabalhadoras, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras negras.

Temos um exemplar em sorteio, mas também queremos convidar a todes para o evento de Seminário e Coquetel: 50 Anos da obra “A Mulher na Sociedade de Classes: Mito e Realidade”, que será regado a debates, atividades culturais… e bolo! Será na sede da Editora Expressão Popular, ao longo do dia 19 de novembro: saiba tudo aqui.

Para concorrer aos exemplares de O Reformismo e a Contrarrevolução e de A Mulher na Sociedade de Classes, basta ser colaborador de Outros Quinhentos e PREENCHER ESTE FORMULÁRIO até sexta-feira 15/11.


Já para entender como funciona o Clube do Livro, acesse o site da Expressão Popular, clicando aqui. É um livro por mês, numa assinatura que ajuda a sustentar o trabalho da editora! Junto com o livro, a pessoa também ganha a cartilha do mês do Instituto Tricontinental de Pesquisa e passa a ter 20% de desconto + frete grátis na livraria da Expressão Popular.

Serviço:

Evento: Heleieth Saffioti 50 Anos: A Mulher Na Sociedade de Classes

Quando: 19 de novembro de 2019, das 14h às 21h

Onde: Editora Expressão Popular | Rua Abolição, 201, São Paulo

Sorteio dos livros para Outros Quinhentos, aqui.

Author


Avatar