Brumadinho e a mineração no Brasil

Dois livros da Expressão Popular para entender os graves problemas minerais que ameaçam nossa população. Um deles, em forma de crônica poética; o outro, um estudo sobre as mineradoras e o Brasil. Quem sustenta Outros Quinhentos, concorre ao sorteio

Fotografia de Sebastião Salgado

Por Simone Paz

Já passou mais de um ano desde a tragédia de Brumadinho e não há nem sinais de que o compromisso das mineradoras com a população e com o meio ambiente evolua para melhor.

Para compreender esse cenário de forma completa, a editora parceira Expressão Popular nos presenteia com duas opções: uma crônica poética de quem foi para Brumadinho se envolver nos relatos das vítimas e um estudo profundo sobre o problema mineral no Brasil.

A seguir, a sinopse de cada livro:

Brumadinho, 25 é todo dia
Escrito pelo bispo Dom Vicente Ferreira, traz relatos coletados na comunidade, depois da destruição de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2018. Uma espécie de crônica poética que expressa o pensamento, o sentimento, a dor e a revolta daqueles que perderam seus parentes e amigos com o rompimento da barragem de rejeitos pela mineradora Vale.

Em alguns momentos, o autor nos faz ouvir as vozes daqueles que foram levados pela lama tóxica, com a reconstrução dos fatos do crime ambiental e social. De acordo com Marina Paula Oliveira, moradora de Brumadinho e articuladora social da Arquidiocese de Belo Horizonte, “esta obra narra com tanta lucidez e verdade tudo o que temos vivido nos últimos meses”.

Quando Vier o Silêncio
Feito em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, este livro procura responder à questão: por que as grandes mineradoras têm causado graves problemas à população brasileira? Os autores — Charles Trocate e Tádzio Coelho — não descartam a importância da mineração na vida da humanidade ao longo de sua história. Apenas procuram democratizar o debate sobre mineração para que todas e todos envolvidos nas trágicas ações das mineradoras possam compreender, exigir justiça e opinar sobre a construção de novas alternativas de organização da mineração no Brasil.

Para CONCORRER a qualquer um dos livros, basta ser colaborador de Outros Quinhentos — nosso financiamento coletivo para sustentar o jornalismo de profundidade — e preencher este formulário até terça-feira 10 de março de 2020.

Se você não ganhar nenhum dos livros, um consolo: o título “Quando Vier o Silêncio” possui uma versão gratuita em pdf. Você pode baixá-lo aqui.

Mas, também, a Expressão Popular oferece livros a preços muito acessíveis. Qualquer um dos títulos custa apenas R$20,00. Você pode adquiri-los diretamente no site da Editora e, assim, você ajuda as editoras a sobreviverem 🙂

Boa sorte!

Se perdeu com tanto link? Concorra aqui.

Imagem de Brumadinho após a catástrofe de janeiro/2019

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "Brumadinho e a mineração no Brasil"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *