Nancy Fraser para enfrentar o capitalismo

Autora recorrente em nosso site, principalmente, por seus estudos de feminismo, se debruça sobre o sistema capitalista em livro de conversas com a filósofa suíça Rahel Jaeggi. O lançamento é da Boitempo e tem sorteio para Outros Quinhentos

Por Simone Paz

Nancy Fraser já é conhecida para nossos leitores. Filósofa americana da linha da Teoria Crítica, possui profundos estudos sobre o feminismo e seu papel na luta de classes.

No ano passado, lançou o manifesto Feminismo para os 99%, em conjunto com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya. No texto, elas analisam duas visões do feminismo. Uma liberal, que vê “o feminismo como um servo do capitalismo”, personificado por mulheres como Sheryl Sandberg [a número dois do Facebook] ou Hillary Clinton. A outra visa “a um mundo justo, cuja riqueza e recursos naturais sejam compartilhados por todos e onde a igualdade e a liberdade sejam condições reais de vida, não apenas aspirações”.

O posicionamento de Nancy é muito interessante para não deixar a pauta feminista ser cooptada pelo discurso neoliberal e para melhorar as fraquezas do movimento.

Este 2020, a Editora Boitempo, parceira de Outras Palavras, lançou o novo trabalho de Fraser: Capitalismo em Debate. O livro surgiu de uma série de conversas que ela gravou junto com a também filósofa, Rahel Jaeggi. Após conceitualizar, historicizar, criticar e contestar o capitalismo, elas passaram essas conversas para o papel e surgiu um livro atual, dinâmico e divertido.

Estamos sorteando um exemplar grátis para quem colabora com Outros Quinhentos, nosso programa de financiamento coletivo.

Após o sorteio, junto com o resultado, enviaremos cupons de desconto para o leitor-apoiador comprar este ou outros livros maravilhosos em nossas livrarias parceiras e na própria Editora Boitempo pagando menos — ao mesmo tempo em que ajuda a sustentar o trabalho editorial.

Para concorrer, basta ser nosso apoiador e preencher ESTE FORMULÁRIO até sexta-feira 28/02.

Mais informações sobre o livro, clique aqui.

Boa sorte!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *