Para conhecer Simone de Beauvoir

Neste mês, o Espaço Cult (SP) oferece uma bolsa integral para curso que introduz à filosofia da maior teórica do feminismo. Quem apoia o jornalismo independente de Outras Palavras pode concorrer até 15/1

Por Simone Paz

Simone de Beauvoir foi uma escritora, filósofa existencialista, ativista política, teórica social e a maior pensadora e expoente do feminismo até hoje.

Francesa, viveu de 1908 a 1986, foi mulher de Jean-Paul Sartre e deixou uma vasta obra que inclui os livros O Segundo Sexo e Memórias de uma moça bem-comportada.

Como é de costume, a Revista Cult — nova parceira de Outras Palavras — realiza, em seu espaço no bairro do Paraíso (São Paulo), cursos sobre filosofia, feminismo, política, economia, sociologia, literatura e psicanálise; e abrem o ano com Feminismo e Filosofia em Simone de Beauvoir, para ficar bem informade e adentrar o fascinante universo e legado da autora.

Aqui vai um resumo:

“O curso pretende introduzir os principais conceitos e noções da obra de Simone de Beauvoir, procurando destacar a especificidade da perspectiva feminista e existencialista de sua abordagem teórica e a centralidade da questão do gênero na sua produção intelectual e no seu engajamento político. Desse modo, pretendemos poder mostrar o alcance e a importância do pensamento desta autora não apenas para as discussões teóricas e contemporâneas sobre feminismo, mas também para a vida e para a história do pensamento no século 20”

Dividido em quatro dias de aula, de 20 a 23 de janeiro (de segunda a quinta), sempre das 20h às 22h, o curso é ministrado por Izilda Johanson, doutora em Filosofia pela USP.

Os módulos são: O existencialismo de Beauvoir; Moral da ambiguidade e perspectiva feminista em filosofia; O segundo sexo; e Beauvoir feminista.

Se você contribui com o nosso financiamento coletivo Outros Quinhentos, você tem direito a concorrer a uma vaga grátis!

Basta preencher este formulário até quarta-feira 15/1. O resultado será enviado no mesmo dia do sorteio, por e-mail.

Para mais informações, como bibliografia utilizada e outros detalhes, clique no link abaixo:

Feminismo e Filosofia em Simone de Beauvoir

MINISTRADO POR: Izilda Johanson

CARGA HORÁRIA: 8h

DIAS DO CURSO: 20, 21, 22 e 23/01/2020 (Segunda, Terça, Quarta e Quinta-Feira) – das 20h às 22h

LOCAL: Espaço Cult – Praça Santo Agostinho, 70 | 10º andar | Paraíso | São Paulo, SP

VALOR: R$400,00

Concorrer a uma vaga grátis, aqui

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *