Contrapartidas

Para entender “O Colapso da Democracia no Brasil” com as leituras do Outros Quinhentos

Livro da Expressão Popular com a Fundação Rosa Luxemburgo tem lançamento e debate marcado para 24/9, em SP. Ganhe um com antecedência: sortearemos 3 entre os leitores que sustentam Outras Palavras

Por Simone Paz

Se a constituição de 1988 fracassou em sua ambição de consolidar a democracia e o bem-estar social para a maioria dos brasileiros, o Golpe contra Dilma Rousseff coloca um ponto final na fantasia de que seria possível combater a desigualdade social sem confrontar privilégios. Nosso regime político revelou, mais uma vez, que existe uma trava no sistema no momento em que determinados grupos de interesse se veem descontentes, não hesitam em mudar as regras do jogo. Neste livro, Luís Felipe Miguel analisa como em tão curto prazo ruíram as conquistas democráticas pós-ditadura e discute possíveis caminhos para a urgente reorganização da resistência popular.

Esse é o chamado na quarta capa do livro “O Colapso da Democracia no Brasil: da Constituição ao Golpe de 2016”, de Luís Felipe Miguel.

O livro, primeiro da nova coleção Emergências, feita em parceria entre a Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo, teve seu pré-lançamento na já histórica Flipei de 2019 — mesmo evento que levou Glenn Greenwald para o Barco Pirata das Editoras Independentes.

O autor, Luís Felipe, é doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, e professor titular livre do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades.

Com esse livro, retomamos uma antiga e preciosa parceria com a Editora Expressão Popular, que trará — além de sorteios, como este — cupons de desconto para compras em sua loja virtual.

O sorteio de três exemplares do livro vem acompanhado do convite para o lançamento oficial, com direito a debate com o autor e outros convidados, no dia 24 de setembro de 2019, às 19h, na Livraria Expressão Popular (em São Paulo).

Para concorrer, basta ser nosso contribuinte no Outros Quinhentos e PREENCHER ESTE FORMULÁRIO até quinta-feira 12 de setembro.


O resultado será enviado por e-mail, junto com um cupom de desconto para compras no site, inclusive para quem não ganhar.

Em resenha da Fundação Rosalux, destaca-se que, na obra, o autor elabora um ensaio de interpretação em que analisa os acontecimentos políticos mais recentes do Brasil (golpe de 2016, prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, eleição de Jair Bolsonaro) à luz do debate sobre os fracassos e as ambições da Constituição de 1988. “Afinal, quanto de desigualdade a democracia aguenta? E quanto de democracia a desigualdade aguenta?”, questiona Luís Felipe Miguel.

Serviço

Debate de lançamento de “O colapso da democracia no Brasil”, com Luis Felipe Miguel

Quando? 24 de setembro de 2019, às 19h 

Onde? Na Livraria Expressão Popular

Endereço: Rua da Abolição, 201 – Bela Vista – São Paulo, SP

Concorra a um dos 3 exemplares em sorteio, até 12/9, aqui.

Acompanhe a Expressão Popular, com seus lançamentos e debates, nas redes:

https://www.instagram.com/editoraexpressaopopular/

Author


Avatar