Qual o país mais racista da Europa?

.

Neste infame campeonato, é difícil escolher um vencedor. Mas algo parece claro: é preciso resgatar o Velho Continente de sua tendência atual ao ódio e fascismo 

Por Gavin Haynes, na Revista Vice  

O programa Panorama da BBC revelou recentemente que os poloneses são todos massivamente racistas. Como deixaram esses fanáticos hospedarem a Eurocopa 2012? Em resposta, a imprensa britânica anda esbravejando e discutindo sobre isso do jeito que a imprensa sempre faz quando não tem mais nada pra falar. O que a BBC ignorou, talvez deliberadamente, é que nenhum outro país da Europa é muito melhor.

Aqui na VICE somos mais científicos, então demos uma olhadinha no continente atrás de racistas.

SUÉCIA

Se você quiser ver uma monte de fascistas suecos em ação assista nosso vídeo Teenage Riot: 1º de Maio em Eskilstuna.

O Rótulo

Lar do pensamento progressista esclarecido e de malabarismos de deferência cultural.

Evidências

FATO

A Suécia foi o primeiro país do mundo a contar com um centro de pesquisa de biologia racial, na cidade de Upsalla. Foi lá que a ideia de esterilização forçada para doentes mentais, deficientes físicos, gays e pessoas que sofrem de minoria étnica encontrou sua primeira fonte de credibilidade científica. Incrivelmente, essa tática foi aprovada pelo governo e continuou legal no país até bem recentemente. Antes de 1975, se você fosse pego com uma tesoura na mão perto dos testículos de um somali gay, a polícia não podia fazer nada, do ponto de vista legal.

FATO

Uma pesquisa recente mostrou que quem procura emprego na Suécia tem 50% a mais de chance de ser chamado pra uma entrevista se tiver um nome que soe sueco em vez de árabe.

FATO

No começo do ano, a ministra da cultura sueca Lena Adelsohn Liljeroth decidiu que precisava fazer mais para promover a harmonia cultural no World Art Day. Então ela cortou cerimonialmente um bolo. Esse era o bolo:

Ela é a senhora com o prato, OK? Não a que está deitada. Repare no pessoal no fundo tipo: “Vai, Lena, continue sorrindo. Meu Deus, essa foto vai ficar ótima no Facebook quando eu fizer uma legenda espirituosa sobre o fim da sua carreira política”.

Veredito

Os suecos são um bando de analistas de currículo e confeiteiros racistas para os quais amarrar os tubos daqueles que não cumprem o ideal nacional eugenista é tão natural quanto amarrar cadarços de sapatos (apesar de que temos que admitir que toda essa eugenia deixou os suecos extremamente bonitos).

Dica de Viagem

Evite ir pra lá se você for de qualquer lugar abaixo e incluindo a Noruega, tiver uns dentes tortos ou sofrer de espinhas ocasionais: você vai ser levado pra tomar uma ducha de Zyklon B assim que aterrissar.

Classificação de Racismo

5/5

POLÔNIA

O Rótulo

“Fique em casa, assista TV. Nem se arrisque… porque você pode acabar voltando num caixão.” – Sol Campbell

Evidências

FATO

No meio de 2011, um grupo de torcedores poloneses desfraldou uma bandeira proclamando “Morte aos Narizes de Gancho”, ilustrada com um desenho de um judeu com um grande nariz torto, num estádio em Rzesow. O jogo não foi televisionado. Não havia nenhum jogador de origem judaica no campo naquele momento. E, considerando que a população de judeus na Polônia é quase nula, é pouco provável que houvesse qualquer judeu no estádio.

O que não melhora isso em nada, obviamente, mas torna os poloneses em questão ainda mais desnecessariamente patéticos.

Veredito

Num país etnicamente 98% polonês, os poloneses precisaram ser racistas com pessoas que não existem. Eles provavelmente têm uma liga de futebol imaginária racista, com jogadores de outras raças imaginários na falta de alvos reais. É bem provável que quando ninguém está olhando, os neonazistas poloneses forcem uns aos outros a se vestir de árabe, com toalha na cabeça e usando um lençol, e batem na pessoa com varas só pra dar vazão a esse sentimento.

Dica de Viagem

Em termos de ódio a outras raças, os poloneses nem chegaram a fazer o treinamento básico. É um lugar seguro pra visitar, desde que você não seja um Judeu Narigudo Imaginário.

Classificação de Racismo

2/5

GRÃ BETANHA

Foto por Henry Langston

O Rótulo

A terra que deu ao mundo os campos de concentração, a supressão do Motim dos Indianos, o imposto de palhota e Roy “Chubby” Brown.

Evidências

FATO

Em julho de 2008, a National Children’s Bureau lançou um guia de aconselhamento para adultos de 366 páginas ensinando a reconhecer comportamento racista em crianças. O guia, que se chamava “Crianças e Justiça Racial”, alertava que bebês também deveriam fazer parte do “esforço para eliminar o racismo”. Lá dizia que as equipes de berçários deveriam ficar atentas para características racistas em crianças.

FATO

Em maio deste ano foi anunciado que a Polícia Metropolitana baniu o uso do termo “lista negra” em todas as correspondências oficiais, preocupados que isso pudesse ser ofensivo para determinadas pessoas.

Veredito

A Inglaterra está sofrendo de um flagelo nacional de crianças racistas. Não dá pra chegar nem perto de um parquinho sem ouvir termos como “cabelo ruim” e “etnia albanesa”. Os ingleses passaram anos usando termos profundamente ofensivos como “lista n****” mesmo sabendo quão ofensivo ele é, e de agora em diante “a língua de Shakespeare” deveria ser reclassificada como “a língua de Hitler”.

Dica de Viagem

Um lugar horrível, de fato. Se você mora lá, pelo amor de Deus, fuja agora. Assista pela televisão. Não se arrisque ou você pode voltar num caixão. Na verdade, nem assista pela TV, é muito perigoso.

Classificação de Racismo

5/5

ÁUSTRIA

O Rótulo

Civilizados amantes de música clássica e profiteroles, e nazistas furiosos.

Evidências

FATO

A Áustria deu ao mundo Kurt Waldheim — um secretário geral das Nações Unidas que também era um ex-nazista certificado.

Aqui está ele fazendo o que todo mundo faz quando é jovem e irresponsável: se juntando à SA. Nada de mais, Kurt..

FATO

Mesmo depois de o fato dele ser um ex-nazista ser revelado de maneira sensacionalista, os austríacos AINDA elegeram Waldheim como presidente. Foi quase como se eles já soubessem, né?

FATO

Os austríacos não só votaram no político de extrema-direita Jorg Haider. Eles votaram nele em massa: 27% no total. O resto da Europa ficou tão alarmada com as políticas dele que, no ano 2000, 11 países romperam laços diplomáticos quando ele formou um governo de coalizão. O Haider é tão ultranacionalista que às vezes se veste assim:

Veredito:

Se você tentar sinalizar para um táxi na Áustria, é capaz do motorista transformar a calçada numa Reunião de Nuremberg. Se você pedir um cigarro prum austríaco, ele primeiro te oferece um “heil”.

Dica de Viagem

Tente evitar as regiões mais racistas da Áustria. Vai ser fácil identificá-las no mapa, são as partes que ficam dentro da fronteira da Áustria.

Classificação de Racismo

4/5

SUÍÇA

O Rótulo

Neutralistas sensíveis e amantes de ouro recatados.

Evidências

FATO

Em 2007, a Suíça introduziu uma lei em que todos os membros da comunidade local precisam votar no seu formulário de cidadania pra que você ganhe o passaporte. Desde então, muçulmanos, judeus, balcãs, africanos e asiáticos têm sido desproporcionalmente rejeitados. Em 2008, um homem deficiente do Kosovo foi rejeitado com os seguintes argumentos: a) ele era deficiente, então ia depender do dinheiro da comunidade e b) ele era muçulmano. Em outras palavras, o sistema funciona que é uma beleza.

FATO

Esse é um pôster das eleições suíças de 2007.

A legenda diz: “Para mais segurança”. Ele foi desenhado para indicar a promessa de que os estrangeiros que infringissem as leis suíças seriam chutados do país.

FATO

O SVP, o partido por trás do pôster, não é um coletivo marginal de malucos que às vezes vão esquiar com o Andrew Brons no lago Léman. Eles são o maior partido da Suíça. São efetivamente o governo suíço. Aqui temos um pouco do trabalho mais recente deles:

Aqui tem outro:

Homens claramente razoáveis com objetivos razoáveis.

Veredito

Não foi só o ouro dos nazistas que a Suíça abraçou.

Dica de Viagem

A única maneira segura de um estrangeiro viajar pela Suíça é vestindo uma bermuda de couro típica enquanto toca uma trompa alpina e segura um relógio cuco numa mão e um canivete suíço com um muçulmano empalado na outra.

Classificação de Racismo

5/5

ALEMANHA

O Rótulo

“Gente muito legal” — The North Minehead Gazette

A Evidência

Até a publicação deste post, uma leitura compreensiva dos últimos cem anos da história da Alemanha não mostrou nenhum incidente de questão racial documentado.

Veredito

Os alemães são os caras mais pacíficos e legais e do continente europeu. O único racismo aqui é direcionado contra eles — então tudo bem.

Dica de Viagem

Vamos simplesmente curtir todo mundo junto. É por isso que o país é conhecido como “A Terra da Liberdade”.

Leia Também:

28 comentários para "Qual o país mais racista da Europa?"

  1. Francisco Santos de Oliveira disse:

    Li até o “… os suecos são extremamente bonitos”. Vocês se dizem “científicos” e anti racista, então, qual a base dessa declaração? Seriam bonitos segundo critérios asiáticos, africanos, aborígenes, etc, etc, etc? Declarar que essa beleza decorre de uma eugênia é, contraditoriamente, atribuir ao processo aspectos positivos e reafirmar o biotipo aceito como ideal na busca pela raça superior: “O homem branco, ariano, cabelos loiros, alto e de olhos azuis*. Depois dessa não perdi meu tempo lendo até o final desse “artigo científico”.

  2. calistu disse:

    “apesar de que temos que admitir que toda essa eugenia deixou os suecos extremamente bonitos” Eu tive que rir.
    O post é sobre racismo e o escritor solta essa kkk.

  3. Nicolau disse:

    Essa é a Europa dominada pelos criminosos “democratas” americanos, judeus, maçons, socialistas e outras merdas “multiculturais” de lixo mundial!

  4. Henrique disse:

    De novo um artigo talvez bem intencionado, mas cheio de erros graves. Por exemplo a Suiça – NAO é assim que tem que ser votado pelos cidadoes EM TODA A SUICA se alguem é aceito na comunidade. Isso é uma coisa dependente do LUGAR!!!
    Colocado do jeito que esta, é por si mesmo um artigo pre-conceituoso.
    Ridiculo ser tao superficial num assunto tao importante e dificil.
    E por ultimo: acho nada mais do que correto que uma comunidade possa escolher quem pertence à ela ou nao.
    Isso sempre foi uma caracteristica do ser humano. Com todas as consequencias desta “liberdade”, consequencias horriveis, as vezes.
    Mas nao ha caminho que passe por ela sem ter outro tipo de consequencia.
    Alias, acho que cada um aqui deve escolher como amigo alguem que ele/ela goste e nao qualquer um.
    Bora ser mais coerente e se escrever-mos sobre o racismo que o fazemos estringentemente.

  5. As pessoas ainda não entenderam que temos que viver todos em sociedade e temos obrigação de a tornar o mais perfeita possível.

  6. Anônimo disse:

    Tem gente que não sabe o que é Ironia szahsuahsuhaushau, choro por vcs.

  7. K'rolina.a.A disse:

    Hittler foi o maior terrorista do mundo e acreditava em Deus , mas Charlie Chaplin foi o cara mais animador e ateu do mundo.

  8. Anônimo disse:

    já estamos em uma ditadura… Só que disfarçada.

  9. Anônimo disse:

    Triste pensamento. O resultado da delinquencia é fruto de governos e empresarios corruptos e um total deprezo pela vida humana. Crise economica fabricada, pois, numa crise todos perdem… Mas as pesquisas ao contrario indicam que os ricos ficaram ainda mais ricos. É graça a pessoas como v.,c que eles proliferam … V.c é apenas massa de manobra, para ser usado e descartado.

  10. antonio duarte disse:

    Tudo bem Henrique Lemann, vc é mais um direitista fanático, possivelmente vivendo na Europa, continente com sérios problemas financeiros; provavelmente sofrendo ou tendo amigos sofrendo com o desemprego; e em tal situação é muito fácil falar do emigrante. Nós os brasileiros, longe do “primeiro mundo” e de toda a sua cultura, já tivemos nossa ditadura, sim…Mas soubemos eliminá-la, ao menos políticamente, o que foi um grande avanço, para um país de dimensões continentais e que recebe todo europeu com braços abertos. E deves saber que por aqui, um muçulmano é capaz de casar com uma japónesa e tudo bem. E se uma muçulmana se engraçar com negão da Bahia, tudo bem também. Imagino como deves ter sofrido com a prisão do “demônio” nurueguês e do quanto deve ter aplaudido a expusão de mais de mil ciganos da França…Alguma coisa mudou??…Mas relaxa, é possível que estejamos rumo a outro tipo de nazismo: Um Nazismo Corporativista e de dimensão planetária, paraa glória dos adeptos e afins. Agradeço a consideração de ter respondido meu comentário. Abraço.

  11. Matto disse:

    Eu sou frances e na França os imigrantes fazem o pais ganhar mais dinhero que “custam”. ponto final.
    democracia = nao existe hoje no mundo. ponto final
    brasileiro nao sabe a diferencia entre nationalismo e racismo. Ponto final
    racismo = medo do outro = medo de perder dinheiro = materialismo = rico
    a verdadeira luta é 99% – 1%, luta de classe, elite mundial, DESPERTAM

  12. Tapetes tem em tudo q é lugar. A luta contra a clareza é a mesma no mundo todo. Sem q nos, cidadoes, fizermos pressao – de nada saberemos. Nao é caracteristica brasileira. Nem isso.

  13. Só que o brasil pelo meu ver consegue jogar toda essa lama por debaixo do tapete, assim como faz com quaisquer assuntos que tenham uma relevância na população.

  14. Os imigrantes SAO responsaveis por uma parte muito grande das delinquencias. Muito maior do que a percentagem deles nas devidas sociedades. Isso é provado por estudios. Entao nao vamos abafar isso.
    Eh fato.
    Masss- ao mesmo tempo o fato das cadeias dos EUA estarem repletas de negros, tambem numa proporçao maior do que o percentual na sociedade de la – deveria nos levar à pensar sobre fatores que levam à isso.
    E nao ficar nessa de acusar. Eh simples, nao, simplorio demais.

  15. Aham. E voce, jah deu uma "lida" do que aconteceu no BRASIL nos ultimos 500 anos?

  16. Preferes as ditaduras? Quais sao as experiencias que voce teve com democracias? E sim, "primeiro" mundo sim. Nunca foi tao "primeiro" como hoje. Aqui se travam agora as batalhas que voces terao de travar em alguns anos.

  17. Infantil nao. De um modo racional e, ao mesmo tempo, emocional. Cheio de medos e odios. Mas sim, nao fique soh curioso, procure pelas respostas. Vao te ajudar a ver o TEU pais bem melhor. Encontraras as mesmas coisas nele.

  18. Como é facil apontar para qualquer outro e o acusar de qualquer coisa que se queira. Bora varrer antes da propria porta, jah que la reside a UNICA possibilidade de mudar-se algo.
    Outra coisa – vivo na Suiça. Isso dai que estah nesse artigo é simplemente ridiculo e pior, parcialmente falso. O pior erro para um jornalista.
    Moro num pais no qual existem racistas, sem a menor duvida, mas residem bastante outros tb. Nao sejamos idiotas e simplistas.
    A votaçao para ser cidadao do pais é feita em muitas partes pelos CIDADOES do pais. Ou esse retardado de "jornalista" queria que fosse quem?
    Esses cidadoes tem as vezes razoes nao muito éticas? Claro. Ou senao nao seriam seres humanos.
    Mas AQUI a coisa é criticada, levada pra justiça e, as vezes, muitas vezes, resolvida.
    Essa facilidade no Brasil de se apontar para "racismos" lah fora é mais do que ridiculo – é perigoso. Se lembram do caso da brasileira que disse que pessoal do SVP (leia o artigo do "jornalista" em cima) RISCOU na pele dela as siglas S-V-P, e a maltrataram de todos os jeitos, por ser brasileira.
    A imprensa brasileira espumou. Infelizmente para os racistas DAI, ela era nada mais do que uma pessoa insana. Foi ELA que se tinha machucado.
    Ouvi algo mais da imprensa brasileira, quando esse fato foi esclarecido? Claro que nao.
    Outro assunto é a migraçao.
    Aqui a migraçao pesa, e muito. E soh os muito ingenuos é que acham que todos os seres humanos tem todos os direitos em todos os lugares e em todos momentos.
    Sabemos que nao é bem assim. E se intitularem de "racistas" governos que nao querem todo mundo à viver em seus paises, se fazem a coisa muito facil.
    Lembro soh do pessoal que chegou num navio de soja meses atras – e da recepçao deles. Indenticos argumentos dos politicos daqui seguiram em Porto Alegre.
    Ou fiquem de olho no que esta acontecendo com a migraçao crescente de bolivianos, peruanos, etc. para o Brasil.
    Leiam artigos de como os cidadoes brasileiros taxam isso.
    E no Brasil a migraçao moderna, acabou de COMECAR.
    Tenho a certeza mais absoluta do mundo que as autoridades brasileiras vao agir exatemente como as da Europa, quando chegar à um certo limite.
    Dai, do Brasil, nao esta saindo NADA que preste. So copias de copias de copias. Talvez o pais esta nesse sentido tao atrasado como nunca.
    Ou seja: Nao vejo no Brasil nenhuma tendencia que re-pense o mundo atual, nenhuma tendencia de melhora. Soh malhaçao sem sentido e atrasada. Tentando assim se fazer de melhor, se sentir melhor. Nao vai funcionar. Nada funciona se é baseado sobre mentiras e ignorancias.
    Na Europa, por outro lado, se pensa e se FAZ o mundo moderno. Soh isso. Aos trancos e barrancos. Porque a situaçao esta quase fora do controle.
    HOJE em dia sim, que se deve olhar bem para o que acontece aqui e o que se pensa e como se age aqui. Daqui que sairao os movimentos modernos com seus conteudos modernos (ou extremamente antigos), as repostas para os tempos que vem.
    A América Latina teve sua chance, nos anos 60, 70 e 80. Nao fez nada dela a nao ser copiar em tudo os outros. E copiaram o sistema capitalista bem.
    Mas esqueceram de PENSAR o novo.
    Sifu. Vao ter que correr atras.
    Como disse no inicio: Começem à varrer perante à propria porta. Tem MUITO lixo, lah. Garanto!
    Que seria bom que no mundo todo as pessoas lutassem para uma melhora GERAL, seria, e muito.
    Mas certamente nao acusando a parte do mundo mais avançada em tudo de ser retrograda!
    Soh mostra o quao pouco se sabe e quao pequena é a visao de um futuro diferente.

  19. Qto a cultura européia, n se enganem. Alguns tinham de fato o hábito the leitura. Mas isso n basta. A máquina the publicidade, e propaganda dão as cartas. Raramente alguns pensam por si próprios, avaliam, analisam. A maioria através dos tempos, engole o q lhes é passado pelos meios de comunicação.

  20. Beatriz disse:

    Excelente matéria!

  21. Parabéns pelo artigo. Porém cheguei a conclusão q é o terráqueo q não suporta o diferente, por várias razões. Na Europa acusam os imigrantes pela onda de violência, e por roubo de empregos dos locais. Na África os albinos s caçados como seres malévolos, como bruxos, e como tais assassinados. Idi Amin n suportava os asiáticos. As tribos the África sempre se enfrentaram, e foram inimigas, e ofereciam escravos, e os vendiam. Os remediados n toleram os mais miseráveis. E daí p frente. A conclusão: n bastou uma guerra c 50 milhões de mortos. N basta a estupidez infinita, a crueldade insana, a barbárie imcompreensível. Somos um planeta povoado por uma maioria de imbecis. O diferente causa medo, o diferente torna-se uma ameaça, invariavelmente manipulada, principalmente em épocas de crises econômicas.

  22. Sobre essa questão do racismo na Europa, recomendo o filme Homo Sapiens 1900 (http://veja.abril.com.br/020800/p_144.html). Lá, é mostrado muito bem como o racismo pode virar ciência, transformando-se portanto na Eugenia, que foi algo tacitamente aceito por muitas e boas cabeças pensantes.

  23. antonio rodrigues disse:

    estranho , não estou podendo colocar esta mensagem no facebook!

  24. antonio rodrigues disse:

    que coisa mais irracional isso. temos de pensar em como receber essas baratas brancas racistas no brasil. afinal vamos ter importantes eventos internacionais e temos de dar um tratamento especial a esses animais irracionais!

  25. leonora thome disse:

    Sorte nossa, “república das bananas” que temos tanto o que conquistar e tb nem existimo para esses radicais.

  26. …rótulo, fato, veredito…?… enfim, vale uma leitura interna do artigo. Muito bom, nesse sentido – quem pensa o que sobre quem. Manter coesão analítica e senso crítico, sempre. Denúncia, sempre. Mas vale, também, olharmos a nós mesmos em nosso cotidiano, seja na terra do Sam, seja nas repúblicas das bananas…

  27. Eu fico curioso de como grande parte das nações apresentadas nesse artigo são países extremamente desenvolvidos financeiramente, possuem muitas riquezas, e como no meio disso tudo a população que tem acesso a uma cultura que "nós" brasileiros não posuimos acabam agindo de modo tão infantil e irracional?

  28. Democracias do "primeiro" mundo…quanta insanidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *