Vacina da Pfizer chega hoje ao Brasil

Imunizantes precisam ser mantidos em baixíssimas temperaturas e serão distribuídos para capitais

.

Esta nota faz parte da nossa newsletter do dia 29 de abril. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.

Está previsto para chegar hoje o primeiro lote das vacinas da Pfizer: apenas um milhão de doses, que serão distribuídas às capitais. Até onde sabemos, não há orientação do Ministério da Saúde sobre a administração dessas doses a grupos específicos. 

Comentamos esta semana que, segundo reportagem do Valor, havia um impasse: a empresa havia dito ao governo que não poderia fornecer informações técnicas sem as quais o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, não poderia liberar os lotes comprados. O jornal apontou ontem que a pendência foi resolvida. O ministério entendeu que o registro do imunizante já tinha informações suficientes para amparar a liberação.

Outro entrave era a recusa do governo federal em aceitar assumir a responsabilidade por eventuais efeitos adversos do imunizante – o que, como observa a Folha, foi ressaltado por Jair Bolsonaro em dezembro, janeiro, fevereiro e março. Mas ontem o governo enfim pagou R$ 10,3 milhões por seguros internacionais que cobrirão tal responsabilidade, tanto para o imunizante da Pfizer, como para o da Janssen. 

Leia Também: