“Delta Plus”: mais uma variante identificada na Índia

Ministério da Saúde afirma que nova cepa pode ser considerada preocupante – mas especialistas ainda não têm certeza disso

.

Esta nota faz parte da nossa newsletter do dia 23 de junho. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.

O governo indiano disse ontem que uma nova variante identificada em seu território, chamada Delta Plus, pode ser considerada preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, ela se espalha mais rápido, se liga mais facilmente às células do pulmão e é potencialmente resistente às terapias com anticorpos monoclonais. Ela foi detectada pela primeira vez em abril e ainda há poucas confirmações por lá (algumas dezenas de amostras em seis estados). Ainda segundo as autoridades, casos foram relatados em outros oito países: EUA, Reino Unido, Portugal, Suíça, Japão, Polônia, Nepal, China e Rússia.

Mas especialistas ouvidos pela BBC acreditam que ainda não haja elementos para classificar a Delta Plus como variante de preocupação, nem motivos para crer que ela será pior do que a Delta original. Esta, por sua vez, continua ganhando terreno na Europa; no Reino Unido e em Portugal, já domina os novos casos. Alguns países começaram a retroceder no relaxamento de suas restrições. 

Em tempo: a Delta Plus ainda não figura entre as variantes de preocupação, nem entre as variantes de interesse classificadas pela OMS.

Esta nota faz parte da nossa newsletter do dia 23 de junho. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.

Leia Também: