A ACT Promoção da Saúde surgiu em 2006, chamando-se Aliança de Controle do Tabagismo, com a missão de monitorar a implementação e o cumprimento das medidas preconizadas pela Convenção-Quadro e seus protocolos, e desenvolver a capacidade de controle do tabagismo nas cinco regiões do país.

A experiência acumulada na construção de coalizões e advocacy para a elaboração e implantação de políticas de controle do tabagismo permitiu, em 2013, a expansão de nosso escopo de atuação para apoiar a prevenção e o controle das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. Passamos a nos chamar, então, Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde.

Atualmente, somos uma organização com formação em rede, que inclui representantes da sociedade civil e cidadãos comprometidos em fomentar ações pelo controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do uso abusivo do álcool e promoção da atividade física. São mais de mil membros, sendo cerca de 140 organizações e movimentos de todo o Brasil.


O Instituto Ibirapitanga se dedica à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil. Desde 2017, apoia, por meio de doações, organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil brasileira a partir de dois programas — Sistemas alimentares e Equidade racial. Nessas duas áreas, o objetivo comum é fortalecer a capacidade de grupos e pessoas que desejam produzir transformações estruturais positivas no país.